quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Brasil fica em 58ª posição no ranking mundial de bem-estar e consciência

Redação

O autor e pensador inglês, Richard Barrett, estará no Brasil, de 30 de outubro a 21 de novembro, para o lançamento do “2019 Global Consciousness Report”, realizado pela Barrett Academy for the Advancement of Human Values. O recorte brasileiro do estudo será apresentado como “2019 Well-Being – Brazil Consciousness Report” e coloca o Brasil como 58º colocado no ranking mundial de bem-estar, com registro de considerável queda no ranking, se comparado ao mapeamento de 2016, quando ocupávamos a 51ª colocação e de 2014, período em que éramos os 49º colocados.

 Richard Barrett criou o conceito dos sete níveis de consciência: sobrevivência, relacionamentos, autoestima, transformação, coesão interna, fazer a diferença e servir.

Então, o relatório apresenta o Indicador de Consciência Global (Global Consciousness Indicator - GCI),  visão geral do estado atual da consciência mundial e como ela evoluiu entre 2014 e 2018, identificando as nações com mais consciência no mundo; as nações que melhoraram em consciência; e quais nações declinaram. Para esta temporada brasileira, Barrett preparou um recorte brasileiro do estudo, que será apresentado ao longo dos encontros, palestras e workshops que realizará no País.

Indicador de Consciência Global (GCI)
O GCI é um termômetro de consciência que mede o bem-estar dos cidadãos de uma nação, baseado no modelo Barrett dos Sete Níveis de Consciência. Apesar do grande número de indicadores globais disponíveis, não há indicador que meça o bem-estar geral de uma nação. O GCI foi criado para corrigir essa situação, alocando dois, três ou quatro dos indicadores globais, como saúde, paz e educação, para cada um dos sete níveis de consciência - dezessete indicadores foram utilizados no total.

Recorte Brasil
O recorte Brasil aponta ainda que os principais motivos que levam o Brasil a essa situação de baixo bem-estar estão relacionados ao nível de corrupção, à precariedade da infraestrutura de saúde física e mental e ao baixo desempenho econômico. Segundo o estudo, a Noruega é o país onde se desfruta do melhor bem-estar, seguido de países como Nova Zelândia, Finlândia, Dinamarca e Suíça.

“Acredito que a evolução do cidadão, de uma organização ou da nação são definidas por sete níveis de consciência, que são sobrevivência, relacionamentos, autoestima, transformação, coesão interna, interdependência e servir. Por essa razão, tenho me dedicado a formatar estudos e ações que resolvam esses desafios”, explica Barrett.

Assim, o especialista lista as ações que poderiam ser adotadas pelo Brasil, seguindo as conclusões do recorte Brasil e no conceito dos sete níveis de consciência de liderança criados por ele:

1. Sobrevivência 
É importante abordar os níveis crescentes de corrupção, com empenho. Sem esse esforço, o Brasil continuará tendo problemas com o desempenho econômico em declínio, com prejuízos à força, estabilidade e legitimidade do Estado.

2. Relacionamentos
A segurança pessoal e os níveis de violência estão aumentando, demandando uma ação efetiva antes que os problemas piorem.

3. Autoestima
É importante focar na melhoria do suporte dado às relações de trabalho, que, próximo à redução da corrupção, é a segunda questão mais importante.

4. Transformação
Este é o nível de consciência com melhor desempenho, com algumas das classificações mais altas. Deve haver um esforço contínuo para melhorar o nível de democracia, igualdade de gênero e liberdade individual e de imprensa.

5. Coesão interna  Deve haver também um foco contínuo na melhoria do nível de coesão social.

6. Fazer a diferença 
São necessários maiores esforços para melhorar a qualidade do meio ambiente e, particularmente, o gerenciamento da proteção ambiental.

7. Servir
O nível de força, estabilidade e legitimidade do Estado e o nível de felicidade das pessoas reduziram significativamente entre 2016 e 2018. Essas questões são causadas por falhas relacionadas à corrupção, ao apoio ao ambiente empresarial e ao nível de violência, que precisam de atenção urgente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...