segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Prótese de silicone: cirurgião esclarece as principais dúvidas sobre a cirurgia

Redação

Colocar silicone nos seios é o desejo de muitas mulheres de diferentes faixas etárias, que procuram melhorar a autoestima e o bem-estar. De acordo com os últimos dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), em 2018, 18,8% das intervenções cirúrgicas foram para colocar próteses nos seios, na frente da lipoaspiração (16,1%) e abdominoplastia (15,9%).

Há três modelos de prótese de silicone para os seios: anatômica, cônica e redonda | Foto: iStock 

Os principais motivos que levam as pacientes a procurarem a alternativa variam entre flacidez nos seios, falta de volume, envelhecimento, assimetrias e reconstruções. De acordo com o cirurgião plástico Victor Cutait, durante avaliação do paciente deve ser levada em consideração a individualidade e a harmonia de cada corpo.

 “Tudo deve ser conversado, para que as expectativas delas e a parte médica fiquem alinhadas, já que não há apenas um tipo de prótese ideal. As proporções do corpo, larguras do quadril e da cintura, altura, peso e o tamanho das mamas naturais devem ser avaliadas para que a cirurgia seja um sucesso”, explica o cirurgião.

Durante a decisão de se submeter à cirurgia, no entanto, muitas mulheres têm questionamentos comuns relacionados ao procedimento. Por isso, Cutait esclarece as principais dúvidas sobre aumento de seios.

Do que são feitas as próteses de silicone? 
Victor Cutait (VC) - São compostas por uma cápsula externa e por gel interno de silicone altamente coesivo, com alto grau de aderência.

Quais são os modelos de prótese? 
VC - Anatômica: é bastante indicada para pacientes que não desejam preenchimento do colo mamário com um volume alto. O resultado é um aspecto super natural, já que seu formato é como o de uma gota.

Cônica: indicada para pacientes que têm o tórax bem estreito, e que desejam uma mama projetada.

Prótese redonda: é a mais utilizada entre os procedimentos. Ideal para a paciente que deseja um bom preenchimento do colo mamário, além de preencher a parte superior da mama.

Qual anestesia é utilizada? 
VC - Em grande parte dos casos, é aplicado anestesia local com sedação.

Quais cuidados as pacientes devem tomar antes da cirurgia?
VC - É essencial cuidar da alimentação e adotar hábitos saudáveis antes da cirurgia, evitando comidas condimentadas e bebidas alcoólicas. Além disso, o anticoncepcional oral deve ser suspendido por cerca de um mês, antes da realização do procedimento.

Quais cuidados as pacientes devem tomar após a cirurgia? 
VC - É essencial que a mulher mantenha as mamas hidratadas para prevenir possíveis estrias que possam surgir. A paciente precisa evitar atividades físicas por 14 dias a 21 dias, pois os braços devem ficar em repouso, já que um simples movimento pode romper os pontos e deslocar a prótese.

Além disso, durante a recuperação, a orientação que a paciente use a malha para mamoplastia por volta de dois meses, com o uso do sutiã somente durante o dia. Também deve-se dormir apenas de barriga para cima - deitar de lado só é liberado após seis semanas e de bruços, após cerca de 3 meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...