sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Autoras paulistas lançam livro sobre sentimento de culpa e conflitos

Da Redação

Vivemos rodeados de conflitos, alguns simples e outros complexos, mas todos deixam um rastro de insatisfação e incerteza. Saber agir diante de situações tensas é uma habilidade cada vez mais necessária. Com uma abordagem estratégica, o livro A Culpa Não é Minha!? (Editora: Literare Books), das autoras Allessandra Canuto, Adryanah Carvalho e Ana Luiza Isoldi, foi escrito para ajudar a compreender e resolver os diferentes conflitos que nos cercam.

Segunda as autoras, percepção, responsabilização e conexão são essenciais para resolver um conflito | Imagem: reprodução 
O livro aponta a necessidade de refletir sobre nossas atitudes e relaciona os possíveis fatores que estão gerando o conflito. A chave para resolvê-los é saber lidar com o confronto que está sendo vivenciado no momento. "Compreendendo os seus motivos e os do outro, é possível chegar a um acordo que contemple as necessidades das partes", explica Allessandra.

É fundamental reconhecer que para toda ação há uma reação e, assim, funciona também no caso de um conflito. A forma como se responde a um estímulo negativo é fundamental para a solução produtiva de uma situação. Aprender como ser bem-sucedido na resolução de problemas é dar um passo no aprimoramento comportamental tão desejado aos tempos atuais.

O livro conta com um capítulo específico, intitulado Conflitômetro. Como o próprio nome sugere, a proposta é oferecer uma ferramenta que ajude o leitor a identificar o nível do conflito e o que o impede de solucioná-lo, além de apontar as habilidades necessárias para transpor, indicando uma estratégia para dirigir os esforços no sentido da solução.

Usando a multidisciplinaridade do reportório profissional que desenvolvem (que vai de coaching a área de engenharia), as autoras investigam o mundo dos conflitos e como eles são gerados, além de desvendar quais são os tipos de divergências que existem e como resolvê-las. Uma coisa é fato: a discordância se instaura quando duas ou mais pessoas, tomam lados diferentes sobre uma questão. É importante nesse momento considerar os fatos com clareza e objetividade, considerando as questões emocionais de forma equilibrada.

A obra trabalha com três pontos centrais para a solução dos conflitos e conquista da harmonia: percepção, responsabilização e conexão.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...