quarta-feira, 28 de novembro de 2018

O açúcar envelhece, afirma médica

Da Redação

Está comprovado cientificamente que o excesso de açúcar na alimentação envelhece, pois faz com que o colágeno - substância importante que mantém a pele firme - ligue-se incorretamente, resultando em rugas, explica a médica nutróloga e dermatologista, Heloisa Soares Gersgorin.

Refrigerantes e demais bebidas industrializadas possuem altos níveis de açúcar na composição | Foto: reprodução
“De acordo com as novas diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), é recomendado que apenas 5% do total de calorias ingeridas ao dia venha do açúcar.  Essa taxa equivale a 25 gramas de açúcar por dia (cerca de seis colheres de chá)”, comenta Heloisa.

A recomendação para o consumo reduzido de açúcar envolve ainda não adicionar açúcar no café ou chá e ainda reduzir o consumo de refrigerantes e de outras bebidas industrializadas, pois possuem altos níveis de açúcar em sua composição.

 “O açúcar faz mal à saúde, acelera o aparecimento da flacidez na pele e o alto consumo pode ainda aumentar da taxa de mortalidade entre diabéticos, além de causar outros problemas de saúde que podem ainda piorar o quadro de predispostos a desenvolver diabetes e pessoas com propensão a obesidade”, afirma a médica.

Heloisa fala ainda que o excesso de carboidratos também piora a saúde, então, é importante ter uma dieta equilibrada com carboidratos menos processados, sempre acompanhados de alimentos como frutas ou vegetais, que oferecem ao organismo além de energia, vitaminas que diminuem o efeito oxidante do açúcar e, assim, reduz o envelhecimento celular.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...