quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Campanha “Dezembro Vermelho” tem ações especiais em São Caetano do Sul

Da Redação

O “Dezembro Vermelho”, mês de prevenção ao HIV/Aids e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), terá ações de conscientização promovidas pela Secretaria de Saúde de São Caetano do Sul. De segunda a sexta-feira da próxima semana (3 a 7), das 9h às 16h, serão realizados testes rápidos de HIV e sífilis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Centro de Testagem e Aconselhamento do Centro de Prevenção e Assistência às Doenças Infecciosas (Cepadi – Avenida Dr Rodrigues Alves, 93, Bairro Fundação), na Campanha Nacional "Fique Sabendo".

O resultado do teste rápido fica pronto em alguns minutos | Foto: Divulgação/PMSCS
De acordo com o coordenador da área técnica do Programa Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais, Alexandre Yamaçake, a ação tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção dessas doenças.

 "A testagem é o caminho para o cuidado contínuo, diagnóstico, tratamento, retenção e supressão viral. O exame é rápido, seguro e o resultado é entregue em alguns minutos", comenta Yamaçake.

Segundo o especialista, atualmente, 772 pessoas estão em tratamento de HIV na rede municipal de São Caetano do Sul.  "Outro dado preocupante é o aumento dos registros de sífilis, uma vez que a rede atendeu mais de 1.800 casos em 2018", revela Alexandre.

Na última segunda-feira (26/11), a Secretaria de Saúde realizou uma atualização com os profissionais das equipes de enfermagem da Rede de Atenção Básica, Hospital Maternidade Dr Euryclides de Jesus Zerbini e Hospital de Emergências Albert Sabin para as novas marcas e modelos de testagem. Assim, todas as UBSs contarão com técnicos para atender a demanda.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...