segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Racismo internalizado: a psicologia pode ajudar

Da Redação

Pouco discutido, o racismo internalizado é aquele que age silenciosamente dentro da pessoa, que faz com que o oprimido se sabote sem querer por achar que, numa disputa com alguém de outra raça, ele é inferior. Ele também se faz presente nas melhores intenções, como em frases ou até mesmo pretensos elogios que terminam por demonstrar essa concepção da desigualdade, como se fosse necessário um branqueamento da pessoa para poder elogiá-la: “preto de alma branca”, explica o psicólogo Ronaldo Coelho.

 O racismo internalizado é aquele que age inconscientemente dentro da pessoa | Imagem: reprodução 
“O racismo é, antes de tudo, inconsciente e involuntário. Não temos o controle sobre ele, senão por um processo constante de conscientização”, afirma o psicólogo.  Ele explica que o racismo se define pela a ideia de que “algumas pessoas se sentem superiores às outras simplesmente pela raça ou cor de pele”. Por conta da nossa história de escravidão africana, a forma mais comum de racismo existente no Brasil é contra os negros. “Os brancos, de forma inconsciente, se sentem superiores aos negros e os negros, também inconscientemente, se consideram inferiores aos brancos. É o que chamamos na psicologia de racismo internalizado”, sintetiza.

Além dessas situações, o racismo pode aparecer na  hipersexualização, que reforça a imagem como objeto: “mulata globeleza”, “negão fortão”, comenta Coelho. Assim, a pessoa pode não ter consciência de que está partindo de uma ideia racista para elogiá-lo.

Para evitar a crença de inferioridade (mesmo que inconsciente), o empoderamento é importante, principalmente na infância. Isso pode ser feito com elogios que não aloquem a raça e a cor negra como inferior, com o cabelo que cresce cacheado como algo bonito, com o reforço de ações positivas ligadas à raça para que a criança cresça entendendo que ela não é inferior a ninguém por conta da sua cor de pele. “O racismo internalizado não é vitimismo e precisa ser combatido. É um trabalho árduo, mas totalmente possível”, reforça Coelho.

Vale lembrar que o Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro e que o racismo no Brasil é crime. Denúncias podem ser feitas na Secretaria de Direitos Humanos, além de prestar queixa na delegacia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...