quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Livro aborda a importância da transformação cultural nas empresas

Da Redação

A urgência da transformação digital tem preocupado muitos gestores que já perceberam a realidade imposta pelos novos modelos de negócios na era em que vivemos. Porém, muitos gestores não sabem o que fazer, na prática, para se reinventar e continuar existindo. A resposta guarda um paradoxo instigante: se, por um lado, o principal vetor da transformação no mundo dos negócios é a tecnologia, por outro, na essência das mudanças, estão as pessoas. Este é o tema abordado no livro O novo código da cultura - Transformação organizacional na gestão do amanhã, de Sandro Magaldi e José Salibi Neto, que tem pré-lançamento nesta quarta-feira (7), durante a HSM Expo, em São Paulo, pela editora Gente.

 Os conteúdos são apresentados com exemplos de empresas | Imagem: divulgação 

"Pesquisas e Estudos apontam que existe uma visão clara junto aos principais líderes empresariais do Brasil acerca dos desafios de transformar uma organização devido à sua cultura organizacional. A despeito dessa constatação, o tema é pouco discutido e refletido de forma estruturada por esses líderes. Talvez sua intangibilidade e abstração expliquem essa contradição", reflete Magaldi.

"Considerando que uma empresa é um agrupamento de pessoas reunidas em prol de um objetivo comum – ou, pelo menos deveria ser assim –, é a cultura organizacional que dá o tom unindo todo esse ecossistema. Em uma tradução sintética: a cultura de uma empresa é o jeito que ela utiliza para 'fazer as coisas acontecerem'", diz Salibi Neto.

Há também um desdobramento importante quanto à implementação de novas tecnologias nas empresas. Para os autores, o êxito no processo de adaptação ao novo não está relacionado exclusivamente às transformações tecnológicas, mas sim a como as pessoas encaram essa nova perspectiva nas organizações e abraçam – ou não – as transformações tecnológicas.

Nesta obra, os autores trazem uma nova vertente a esse questionamento para ajudar o empreendedor a começar a transformação do seu negócio, realizando um desdobramento de diversos conceitos apresentados no livro anteriormente publicado pelos autores: Gestão do Amanhã.  Os conteúdos são apresentados com vários exemplos de como diversas empresas têm aplicado as questões de cultura organizacional para implementar as transformações necessárias em seu negócio.

Alguns dos temas presentes no livro são:

• Como enfrentar os desafios da transformação da cultura organizacional na prática;
• Quais são os elementos de um projeto de transformação cultural;
• Quais são os caminhos para iniciar o processo de transformação cultural;
• Qual é o papel dos princípios organizacionais na transformação de uma cultura;
• Como garantir a força da cultura organizacional de aprendizado em uma expansão acelerada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...