quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Fatores emocionais podem causar gagueira

Da Redação 

A gagueira é caracterizada por um distúrbio na temporalização da fala e tem sua origem na infância, que pode persistir, ou não, na vida adulta e é tratada pela ciência como uma disfunção causada por vários fatores, entre eles genéticos, sociais e até psicológicos. Apesar de a gagueira não ser causada exclusivamente por problemas emocionais, esses podem ser agravantes dela, explica a fonoaudióloga Ana Lúcia Duran, da Clínica Zambotti & Duran da capital paulista.

Fonoaudióloga Ana Lúcia explica que quando a criança ganha um irmão ou passa pela separação dos pais, por exemplo, a gagueira pode aparecer | Foto: reprodução 
“Por exemplo, as crianças que ainda não manifestaram a gagueira na fala podem desenvolvê-la ao enfrentarem determinada situação de maior impacto, no entanto, isso só acontecerá se houver predisposição para a condição”, esclarece.

Mas, o problema tem cura e pacientes gagos conseguem ter uma fala normal se o tratamento for iniciado assim que se inicia a alteração. Para os pais que têm crianças com esta dificuldade, a ajuda em casa é fundamental, para que elas se sintam confortáveis ao se comunicar e tratem a alteração da fala com tranquilidade.

“Em algumas situações em que a criança ganha um irmão ou passa pela separação dos pais, por exemplo, a gagueira pode aparecer. Nesses casos, ouvi-las com atenção e naturalidade enquanto fala, separar um tempo para conversar com elas, sem distrações e sem pressa podem ajudar a devolver a fluência da fala. Além disso, é essencial evitar chamar atenção durante interações diárias ou reagir negativamente a gagueira, sem punir ou criticar. A gagueira é individual, intermitente e involuntária” e em alguns casos pode ser necessário intervenção com psicólogo, finaliza a fonoaudióloga.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...