segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Solidão: como lidar com a dor e aprender a andar sozinho

Por Mayra Cordeiro

Você já parou para pensar na necessidade que temos de ser ouvidos, compreendidos e aceitos? Esta pode ser uma das causas do sentimento de solidão. Embora na maior parte do tempo estejamos rodeados de pessoas queridas, podemos nos sentir sozinhos em muitos momentos da vida. A medicina tradicional chinesa entende este sentimento como oportunidade para a conexão com nossa própria essência. Mas também é verdade que o sentimento de solidão pode causar desconforto ou tristeza.

Para lidar com a solidão, medicina tradicional chinesa tem alguns recursos | Foto: Freepik
Solidão x Terapia

Busque um tratamento terapêutico, com ajuda profissional. O terapeuta tem condição de acompanhar o paciente nesta difícil jornada e ajudá-lo a descobrir caminhos para sair deste problema. O primeiro passo é entender a quão comprometida a pessoa está com o seu próprio bem-estar. Uma boa opção para complementar a terapia é buscar os orais e a homeopatia. Um oral bastante utilizado para esse propósito é o Rescue. Modo de usar: pingue 5 gotas sublinguais de manhã, à tarde e à noite.

Solidão x Grupos

Faça parte de grupos de apoio e desenvolvimento do autoconhecimento. Podem ser grupos de meditação, caminhada, ou de qualquer outra atividade, veja o que realmente gosta de fazer, encontre pessoas que tenham os mesmos gostos e comece a se relacionar com elas. Peça amorosamente ajuda para quem está ao seu redor: um amigo, um familiar, ou dependendo da situação, até um desconhecido.

Solidão x Alimentação

Alimente-se bem e acompanhado. As pessoas que sofrem de ansiedade e solidão, em geral, apresentam dois comportamentos com relação à alimentação: compulsão ou repulsa. Ou comem demais e depois se sentem culpadas, ou perdem completamente o apetite, desenvolvendo doenças pela falta da alimentação.

Alguns alimentos indicados: verduras, frutas vermelhas e frutas amarelas.

Alguns alimentos não indicados: comidas oleosas, leite, tomate e chocolate, entre outros doces.

Solidão x sono

É natural a pessoa que sofre de ansiedade passar muitas horas do dia dormindo. O sono é uma forma de fuga. Para não lidar com outras pessoas, ela se isola, e na falta do que fazer, ela dorme.

Dica: busque coisas positivas para fazer durante o dia e tente se recolher ao sono somente à noite. Crie uma rotina positiva, seja dentro ou fora de casa.

Solidão x relacionamentos

A solidão, que geralmente está associada à ansiedade, pode facilmente evoluir para isolamento e depressão. Quando a pessoa já se sente sozinha e está cheia de emoções tristes, como compartilhar isso com o outro? É muito importante que se tenha um ponto de apoio externo, e isso pode ser conquistado por meio dos relacionamentos.

Dica: Converse com o seu companheiro, seja sincero sobre os seus sentimentos e suas dores. Explique o que está acontecendo e peça ajuda. Quando existe uma comunicação aberta, fica muito mais fácil o outro compreender a sua dor. Olhe para o teu companheiro, amigo, filhos, familiar e dê um abraço apertado. A recíproca te fará se sentir muito melhor.

Solidão x comunicação

Muitas vezes, a solidão nasce da falta de entendimento entre as pessoas. Por isso a comunicação é tão importante. Compreender o que sente e ser muito verdadeiro quanto às emoções e necessidades, facilitam o momento em que for conversar com o outro sobre o seu problema.

Dica: diga às pessoas que precisa conversar com elas e programe essa conversa para o dia certo, no lugar certo; faça dessa conversa um momento especial, um momento de entrega. Dica: Traga essas pessoas para perto de você, diga que as quer ao seu lado. Reconheça para elas que você precisa de ajuda. Dê o primeiro passo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...