Algumas atividades sociais, como participar de eventos e ir a locais com muita gente, podem aumentar a disseminação de doenças infecciosas, por isso, é importante manter a caderneta de vacinação, principalmente, das crianças e adolescentes atualizadas. Assim, as férias escolares podem ser um período ideal para cuidar disso, aconselha o gerente médico de vacinas da GSK, Jessé Alves.
![]() |
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacinação em massa evita entre 2 a 3 milhões de mortes por ano | Foto: Getty Images |
A imunização é uma das melhores formas de proteção contra doenças sérias como meningite, poliomielite, catapora e pneumonia, que podem até levar a óbito, especialmente crianças pequenas. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacinação em massa evita entre 2 a 3 milhões de mortes por ano e é responsável pela erradicação de doenças.As vacinas reduzem o risco de infecção, estimulando as defesas naturais do corpo, ajudando-o a desenvolver a imunidade à doença.
O Ministério da Saúde orienta a vacinação das crianças, de acordo com o calendário do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e todas as vacinas recomendadas no PNI estão disponíveis gratuitamente nos postos de saúde pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Já a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) possuem calendários de vacinação com recomendações que complementam o PNI, abrangendo também vacinas que atualmente só estão disponíveis na rede privada para a imunização das crianças e jovens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário