terça-feira, 6 de novembro de 2018

Horário de verão: endocrinologista dá dicas para se adaptar

Da Redação

O endocrinologista Marcio Krakauer, diretor da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM-SP), recomenda algumas atitudes para se adaptar ao horário de verão, que começou no último fim de semana, entre elas, manter a quantidade habitual de horas de sono.

“Apesar de o horário diminuir, o ideal é não perder o número de horas habituais de sono”, alerta o endocrinologista Marcio Krakauer
"Refeições leves evitando gorduras, frituras e excesso de proteína animal contribuem para a adaptação ao horário de verão. Porém, o mais importante é dormir corretamente. Apesar de o horário diminuir, o ideal é não perder o número de horas habituais de sono. Essa é a parte fundamental para a boa adaptação das mudanças de horários, seja o de verão ou de fusos distintos para quem viaja muito", comenta.

Alguns impactos hormonais decorrem desse ajuste para o horário de verão. O mais relevante é o no cortisol, hormônio produzido pela glândula suprarrenal enquanto dormimos. Por isso, nos primeiros dias de ajuste aos novos horários, pode haver mais cansaço, ansiedade, dificuldade para acordar, uma certa irritabilidade, mas nada que não seja naturalmente ajustado pelo organismo.

"A regulação do sono é o que pode provocar as alterações glicêmicas dos pacientes diabéticos, principalmente os que têm diabetes tipo1, que precisam de insulina", comenta Krakauer.

Para quem faz uso contínuo de medicamentos, uma dica importante é seguir o relógio para manter os horários de rotina para os remédios.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...