quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

"Bombinha" para asma: mitos e verdades sobre o medicamento

Redação

A asma atinge mais de 20 milhões de brasileiros. É uma das doenças respiratórias crônicas mais comuns. Trata-se de uma inflamação nas vias respiratórias, que provoca tosse seca, chiado no peito, e, sobretudo, dificuldade para respirar. O problema ainda gera algumas dúvidas, que são esclarecidas abaixo pelo pneumologista do Hospital Oswaldo Cruz, Elie Fiss.

A dosagem ideal da "bombinha" varia de acordo com o paciente, mas não deve passar de quatro doses por dia | Foto: Freepik

Segundo o especialista, o tratamento é iniciado com o uso contínuo de corticoide inalatório. Posteriormente, se passa a utilizar também medicamento broncodilatador de longa duração. Já para o alívio imediato dos sintomas da asma, além de outras doenças respiratórias, como a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) - caracterizada pela obstrução da passagem de ar pelos pulmões, provocada geralmente pela fumaça do cigarro ou de outros compostos nocivos - utiliza-se o medicamento broncodilatador de curta duração, popularmente chamado de "bombinha".

O uso contínuo da bombinha pode matar?
Mito. A única possibilidade de a bombinha levar um paciente à morte é se ele utilizar uma superdosagem - algo em torno de 20 doses em um único dia. Afinal, como todo remédio, uma superdosagem pode matar. A dosagem ideal varia de acordo com o paciente, mas não deve passar de quatro doses por dia.

A bombinha pode viciar?
Mito. O que acontece é que muitos pacientes não utilizam a medicação corretamente e, por isso, sentem muita falta de ar, tendo que utilizar a bombinha diversas vezes por dia. Nesses casos, vão dizer que o paciente está viciado, o que é uma mentira.

A forma mais eficiente de medicar alguém com asma é por via inalatória?
Verdade. Medicação por via inalatória, tanto em spray quanto em pó, é mais eficiente, pois vai diretamente para o pulmão, logo, começa a fazer efeito mais rápido. Além disso, a dose necessária acaba sendo menor.

A bombinha pode provocar ataque cardíaco?
Mito. A não ser em superdosagens, a bombinha pode aumentar os batimentos cardíacos em cerca de 20% no máximo, o que, na pior das hipóteses, pode provocar uma taquicardia.

Asmáticos não podem praticar exercícios físicos? 
Mito. Asmáticos podem malhar normalmente. No entanto, pessoas que têm crises de asma desencadeadas pela prática de exercícios físicos devem utilizar a bombinha 15 minutos antes de iniciar os exercícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...