quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Casa do Olhar sedia exposição “Levante”

Redação

A Casa do Olhar Luiz Sacilotto (Rua Campos Sales, 414, Centro), em Santo André, sedia até 8 de fevereiro a exposição Levante, mostra individual da artista plástica Carolina Caliento. Nascida em São Bernardo do Campo, ela apresenta sua produção mais recente, com trabalhos em preto e branco, feitos com gizes, bastão e tinta a óleo sobre papel. A entrada é gratuita.

Mostra "Levante" fica em cartaz até 8 de fevereiro | Foto: Alex Cavanha/PSA

“Nesta exposição, apresento pela primeira vez um recorte da pesquisa que venho desenvolvendo ao longo de 2019. São obras carregadas de gestualidade e matéria, que transitam entre o desenho e a pintura, e apresentam cenas e elementos da narrativa urbana, fragmentos de uma narrativa de luta”, comenta Carolina. Em seus trabalhos, desenvolvidos por meio da colagem, fotomontagem e pintura, a artista frequentemente articula um discurso crítico do espaço urbano, a partir da investigação de imagens que circulam nos meios de comunicação.

Em Levante, a artista optou por distribuir as peças em três salas da Casa do Olhar. Na primeira sala, ela apresenta um conjunto de oito desenhos, intitulado Britas. São formas que evocam pedras, embarcações, pedaços de madeira e são representadas amarradas por linhas finas, que sugerem um equilíbrio da forma entre construção e ruína.

Na segunda sala, o visitante encontra a instalação Poema I, criada com imagens de jornais recortadas entre 2012 e 2019, dispostas no chão, formando um emaranhado de acontecimentos. Estas narrativas são cobertas com pedras e peças de chumbo.

Carolina apresenta, na última sala, três conjuntos de trabalhos intitulados Paisagens (série com cinco desenhos), onde nuvens, fumaças e horizonte se fundem; Autorretrato (políptico de nove desenhos), que é um conjunto de desenhos de mãos e braços, entre posições de ataque e de defesa, e Retórica (série com 12 desenhos) que traz imagens de bandeiras em diferentes movimentos, apresentadas isoladas em seu contexto e carregadas de matéria.

A artista
Mestre em Artes Visuais pela ECA – USP, Carolina nascida em 1982, participou das residências Ateliê Aberto Videobrasil, Casa Tomada, e Rapaces – Tiempo y Lugar, Instituto Espira La Espora, Nicarágua. Na sua biografia estão ainda as premiações: 1º Prêmio Ateliê Aberto Videobrasil/ Casa Tomada, em 2011; o Prêmio Estímulo, 34° Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto, em  2006; e Prêmio Aquisição, 3º Salão de Arte do Grande ABC,  2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...