segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Fonoaudióloga ensina como fazer as crianças deixarem a chupeta

Redação

A fonoaudióloga Ana Lúcia Duran, da capital paulista, explica que de modo geral, uma vez instalado o hábito, o ideal é suspender o uso da chupeta e da mamadeira a partir de 1 ano e meio até os 3 anos, quando o uso já passa a ser muito prejudicial para o desenvolvimento das estruturas da face. Desse modo, a fala e o desenvolvimento da criança não serão comprometidos.

Segundo a fonoaudióloga Ana Lúcia Duran, o ideal é suspender o uso da chupeta e da mamadeira a partir de 1 ano e meio até os 3 anos | Foto: Freepik

Para ajudar a se livrar de vez deste hábito tão adorados por muitas crianças, a especialista dá algumas dicas importantes e simples de serem seguidas.

Diminua o tempo de uso gradativamente 
Começar diminuindo o tempo de uso da chupeta aos poucos pode ser menos traumático para os pequenos. "Uma vez que eles se acostumaram com os bicos para se acalmarem quando eram bebês, é importante que se sintam protegidos e não sintam esse momento como algo ruim e que desencadeie insegurança e sentimento de abandono”, afirma Ana.

Hora do sono 
Sempre depois que eles adormecem é importante fazer a retirada da chupeta, porque os bebês e crianças estão em sono mais profundo, isso ajuda para que inconscientemente não se sintam tão dependentes deste costume.
Enquanto a criança ainda fizer uso da mamadeira, o bico deve ter um furo pequeno, que ao ser invertido o líquido goteje e não escorra e deve ser ingerido preferencialmente com a criança acordada e sentado, evitando engasgos e otites.

Boca livre para falar 
Ensine que para falar sempre é preciso estar com a boca livre. "No momento em que ainda estão desenvolvendo a fala, eles sentem necessidade de serem entendidos, então vale explicar que os adultos só compreender as frases quando são ditas livres dos bicos de chupetas e mamadeiras na boca", recomenda a fonoaudióloga.

Troque o foco 
Construir um ambiente em que a criança tenha outras distrações, estímulos como brincar de um jogo novo e desafiante ajuda os pequenos a aprenderem sobre as novas formas de lidar com as frustrações sem recorrer aos bicos.

Aposte no paladar 
Já que na fase de introdução alimentar eles ainda estão construindo o paladar vale usar da tática do gosto ruim. Lambuzar os bicos da mamadeira ou da chupeta com algo que a criança não goste de comer pode ser uma boa tática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nutricionista fala sobre a importância da vitamina C e alerta sobre a suplementação

Redação Muitas pessoas consomem a vitamina C na prevenção de gripes e resfriados. Mas segundo a nutricionista Juliana Vieira, estudos comp...