quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Documento sobre o primeiro gol de Pelé pode ser visto no Museu de Santo André

Redação

A súmula original com o registro do primeiro gol de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, que até recentemente era dada como desaparecida, já pode ser admirada no Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa (Rua Senador Fláquer, 72, Centro). O documento histórico traz a descrição do jogo realizado em 7 de setembro de 1956, juntamente com fotos e recortes de jornal, e foi doado por Milton Sacilotto, filho de um dos organizadores da partida, o então diretor do Departamento de Educação, Cultura e Esportes de Santo André, Nelson Sacilotto. 

A súmula traz a descrição do jogo realizado em 7 de setembro de 1956 | Foto: Angelo Baima/PSA

“Meu pai guardou essa súmula durante esses anos todos, mas agora que ele se foi, percebi que não havia sentido em ter um documento desta importância dentro de uma caixa em casa”, comenta Sacilotto, que assinou o documento oficializando a doação em 22 de novembro. “É muito importante preservar a memória da cidade (Santo André), ainda mais porque aquela partida possui uma dimensão maior, ao fazer parte da história do maior jogador do País. Por isso, eu quis que esse documento pudesse ser visto por todos. É também uma forma de homenagear meu pai”, acrescenta Sacilotto.

A ideia de fazer as anotações do jogo, ou seja, uma súmula, da qual constam a escalação, marcação de gols, substituições e o resultado final, foi do próprio Nelson Sacilotto, segundo conta seu filho. A partida, realizada no Estádio Américo Guazzeli, onde hoje é o Clube do Corinthians de Santo André, não era oficial e, por isso, não era acompanhada pela Federação Paulista de Futebol, portanto sem súmula. Tratava-se de um jogo em comemoração ao Dia da Independência. Vários times foram convidados a participar, jogando contra o Corinthians de Santo André, mas apenas o Santos aceitou.

Então, foi usado o verso do papel timbrado do Corinthians e todo o jogo foi escrito à caneta, com a escalação dos jogadores e os horários de cada gol, conforme conta a museóloga e gerente do Museu de Santo André, Mayra Gusman de Souza.  "Pelé ainda não jogava como profissional e, por isso, ninguém sabia quem ele era, ou quem era o Gasolina, como ele era chamado. Tanto que o gol no goleiro Zaluar, aos 34 minutos do segundo tempo, foi atribuído por engano a um outro jogador, o Raimundinho. O erro foi corrigido depois, e essa correção é bem nítida na súmula original”, conta Mayra.

O documento pode ser visto no museu de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, e aos sábados, das 8h30 às 14h30. A entrada é gratuita.

 Homenagem 
Além da súmula exposta no Museu, o parque Antonio Pezzolo (Ipiranguinha), que fica em frente ao Corinthians de Santo André, ganhará em 2020 uma estátua em homenagem a Pelé.

O prefeito de Santo André, Paulo Serra, antecipa ainda que o local passará por uma revitalização. “Com o surgimento da súmula, que comprova que o gol foi em Santo André, o Ipiranguinha vai receber uma homenagem ao primeiro gol do Pelé. Assim vamos atender esses anseios de preservação da memória da cidade e colocar Santo André definitivamente como marco oficial da história do futebol no Brasil e do Rei Pelé”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...