terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Museu das Invenções tem programação especial no período de férias

Redação

As férias de dezembro e janeiro no Museu dos Invenções, em São Paulo, seguirá com uma programação especial, para o público adulto e infantil, as crianças contarão com atividades lúdicas e brincadeiras com algumas das invenções e visita guiada à exposição.

Entre as invenções disponíveis no museu, está o microfone com alto falante embutido, sem fio, com conexão bluetooth, que permite ao usuário reduzir ruídos | Foto: divulgação

Nesta repaginação do museu os visitantes podem conhecer os displays dos emblemáticos e mais famosos inventores da história como Thomas Edison, Albert Einstein, Alexander Graham Bell e os contemporâneos como Steve Jobs, além de poder conhecer a história e criações de cada um deles.

As atividades marcam o início de uma nova fase na história da Associação Nacional dos Inventores (ANI). Criada há 34 anos com o objetivo de apoiar e promover a criatividade de empresários e empreendedores, a entidade anunciou recentemente uma série de novidades cujo objetivo é promover uma das maiores virtudes do brasileiro: a criatividade.

Então, a entidade acaba de reinaugurar o seu tradicional Museu das Invenções, ou Inventolândia. O espaço foi elaborado há 23 anos para mostrar como a ciência pode ser divertida e fundamental para o desenvolvimento de soluções inovadoras, que contribuem com o desenvolvimento social, econômico e ambiental da sociedade.

O espaço, considerado o primeiro museu de invenções da América Latina, foi redesenhado e agora conta com uma instalação moderna e bonita para atender ao público. O acervo é formado por mais de 300 invenções que podem ser utilizadas em diversas atividades.

Segundo o presidente ANI, Carlos Mazzei: “Diferentemente de outros países, o Brasil não cultiva o hábito de valorizar e pesquisar a história dos inventos. Precisamos mudar urgentemente essa realidade”, alerta.

Novas tecnologias no museu 
Os visitantes poderão conhecer novos lançamentos que contam com funções e aplicações diferenciadas, entre eles, o microfone com alto falante embutido, sem fio, com conexão bluetooth que permite ao usuário reduzir ruídos. O produto permite conectar o celular em função karaokê, gravar músicas e também possui caixa amplificadora e bateria recarregável, embutidos diretamente no microfone. Já o guarda-chuva invertido promete facilitar a vida do consumidor na hora do uso. Ao abrir ou fechar o produto, o formato diferenciado evita que a água escorra ou respingue no usuário.

Há ainda o porta-cartões com power bank: o dispositivo mantém os documentos organizados e a salvo de roubos eletrônicos com aparelhos de leitura por proximidade, uma vez que possui uma liga metálica de proteção. Isso sem contar a função de bateria externa portátil, permitindo carregar o celular em qualquer lugar sem necessidade de ligação à corrente elétrica.
               
Entre as novidades preparadas para o público estão produtos interessantes como o ferro de passar roupa, que funciona por indução, a churrasqueira portátil totalmente dobrável que já vem com kit churrasco e invenções curiosas como o boné para tirar cisco do olho, o pente para pessoas carecas, os óculos com retrovisor, entre várias outras curiosidades.

“A criatividade do brasileiro é ímpar. Grandes inventores brasileiros ficaram marcados na história pela criação de soluções e produtos importantes. É o caso das redes sociais como LinkedIN, Facebook e Instagram” e dos mais famosos como o câmbio automático veicular, observa Mazzei. Ele acrescenta que a maioria dessas invenções nasceu em garagens. “Todas as ideias surgem de uma necessidade”, completa.

Há mais de 30 anos, a ANI presta suporte aos inventores e empresários em assuntos relacionados à legislação que rege a propriedade industrial (marcas, patentes, direitos autorais, copyrights e registros de softwares) e no lançamento de produtos e projetos para diversas áreas da atividade industrial e comercial. No total, a associação conta com mais de 10 mil inscritos e associados em todo o Brasil, além de 700 projetos e protótipos disponíveis para consulta e avaliação.

O Museu das Invenções fica na Rua Doutor Homem de Melo, 1109, Perdizes, em São Paulo. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 10h às 17h. Tel.: 3670-3411.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...