segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Memorial da América Latina abre exposição em homenagema Darcy Ribeiro

Da Redação

O Memorial da América Latina abre no próximo dia 5 de dezembro a exposição A imagem e a palavra: homenagem a Darcy Ribeiro, na Biblioteca Latino-Americana. A mostra conta com a participação de 35 artistas que apresentam em suas obras, em diversos suportes, uma interpretação do intelectual brasileiro como educador e ambientalista.

Para Altina Felício, organizadora da exposição, a importância da educação e do meio ambiente para a formação do individuo como cidadão é fundamental. “Refletir sobre estas questões, tão caras a Darcy Ribeiro, a partir das obras dos artistas, é uma forma de trazer estes temas para discussão”, afirma Felício.

A Imagem e a Palavra traz obras de 35 com artistas, inspiradas no ambientalista e educador; abertura acontece dia 5 de dezembro | Foto: Reprodução


A mostra vem se somar à homenagem prestada ao antropólogo nos 30 anos de aniversário da Fundação Memorial da América Latina, completados em 18 de março de 2019.

No Memorial da América Latina, Darcy deu vida à arquitetura de Oscar Niemeyer e fez com que a Fundação fosse um espaço dedicado à arte e à cultura e um centro de pesquisa de temas de interesse dos países latino-americanos. O acervo bibliográfico da Biblioteca Latino-Americana, por exemplo, teve seu embrião constituído por 10 mil livros selecionados e adquiridos sob a orientação de Darcy Ribeiro.

Participam da exposição os artistas: Altina Felicio, Angela Barbour, Angela Leite, Angelita Cardoso, Beth Pacchini, Carlos Brandão, Cleusa Rossetto, Cristina Bottallo, David Willian, Deinze Cizotto, Denise Muller, Deucelia Silvério, Helena Carvalhosa, Helio Schonmann, Joyce Melguiso, J.Milton Turcato, Ligia De Franceschi, Lilian Arbex, Lourdes Sakotani, Marcio Donato Périgo, Maria Lucia Panizza, Marina de Falco, Maura Takemiya, Norma Grinberg, Paulo Barreto, Pedro Tavares Maluf, Policarpo Ribeiro, Rafael Augustaitiz, Ramira Rocha, Regina Azevedo, Ruth Kelson, Ruth Tarasantchi, São Queiroz,  Sergio de Moraes e Sylvia Soares Vera Chalmers.

Sobre Darcy Ribeiro

Darcy Ribeiro nasceu em 26 de outubro de 1922, na Fazenda do Cedro, em Montes Claros, MG, e faleceu em 17 de fevereiro de 1997, em Brasília, DF.  Em seus 74 anos de vida bem vivida, escreveu mais de 30 livros, entre pesquisas etnológicas, estudos antropológicos sobre o homem brasileiro e a civilização, reflexões sobre educação, ficção em prosa e poesia. Defendeu os índios e a educação. Lecionou, criou e reformou universidades e sistemas de ensino no Brasil, Uruguai, Chile, Peru, México e Venezuela. Quando um dia lhe perguntaram como gostaria de ser lembrado, respondeu simplesmente: “como um homem que brigou muito pro Brasil dar certo, um homem que amou muito a vida, e amou muito o amor...”

Serviço:

Exposição A Imagem e a Palavra
De 6 de dezembro a 6 de janeiro de 2020
Biblioteca Latino-Americana | Portões 2 e 5
Abertura: 5 de dezembro, 17h
De segunda a sexta, das 9h às18h e sábados, das 9h às 15h
Entrada Gratuita
Classificação livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...