segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Mofo: saiba como evitar o problema e os riscos à saúde

Redação

O mofo pode ser um enorme pesadelo dentro de casa, apesar de ser formado por estruturas microscópicas. Capazes de tirar o sono de qualquer morador, eles impactam diretamente na saúde e na qualidade de vida das pessoas, que frequentam os locais onde estão presentes.

Manter os ambientes bem arejados, permitindo a entrada de luz solar, além de tratar e investigar possíveis infiltrações são medidas para evitar a reprodução dos fungos | Foto: divulgação

Na decoração é um grande problema, além de deixar o ambiente com uma aparência desagradável, o mofo atinge com frequência materiais porosos, como a madeira, pedra, gesso e MDF, que facilitam a reprodução desses fungos, principalmente atrás de móveis, guarnições ou rodapés fabricados, a partir dessas matérias-primas.

Para esclarecer as dúvidas sobre este problema, especialistas da Indústria Santa Luzia reuniram informações sobre o mofo e as principais dicas, para tratar e prevenir a proliferação dentro de casa.

Riscos
Os sinais mais comuns em pessoas que convivem constantemente com o mofo são dores de cabeça constantes, sangramento no nariz, fadiga, dificuldade em respirar, sinusite, asma, bronquite, tosse, náuseas e infeções crônicas.

Causas
Facilmente identificado no visual, o mofo se prolifera com facilidade em locais úmidos como cozinhas e banheiros, além de ambientes quentes e escuros. O alerta é dobrado se você residir em uma região onde a combinação entre temperatura e umidade relativa do ar elevadas é frequente. O micro-organismo se espalha pelo ar e, se encontrar condições favoráveis em outros espaços, se multiplica.

Como tratar e prevenir
Manter os ambientes bem arejados, permitindo a entrada de luz solar, além de tratar e investigar possíveis infiltrações são medidas para evitar a reprodução dos fungos.  Realize manutenções periódicas em aparelhos domésticos, que podem gerar umidade, como o ar-condicionado.

A higienização do ambiente é fundamental: caso já exista mofo no ambiente, limpe os fungos das superfícies duras com água e detergente, mas não deixe o ambiente molhado por um longo período de tempo. Além disso, evite a concentração de materiais porosos dentro de casa, que são mais propensos a serem afetados pelos fungos, como a madeira, gesso e o MDF.

Alternativa
Para substituir alguns desses materiais uma opção é o plástico reciclado. O principal insumo é o Isopor, conhecido tecnicamente como poliestireno expandido ou simplesmente EPS. Por conta das características da matéria-prima de plástico reciclado, eles apresentam grande resistência à umidade, além de um maior tempo de vida útil, pois suas propriedades não estão suscetíveis ao ataque de qualquer tipo de pragas, fungos ou mofo.

Quanto à estética, os produtos levam personalidade e elegância aos ambientes sem deixar de lado a praticidade: reproduzem fielmente o efeito da madeira e outros materiais e já saem acabados de fábrica, ou seja, não precisam de nenhum trabalho prévio na superfície antes de instalá-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...