segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Uva passa: fruta “polêmica” traz diversos benefícios à saúde

Redação

Ela é um dos itens da ceia de Natal e jantar de Réveillon. Nesta época do ano a uva passa ganha a cena na internet, tornando-se o foco principal de memes e piadas. Amada por uns e odiada por outros, a verdade é que a fruta é um alimento amplamente saudável, segundo o nutricionista do Hapvida, Danilo Machado.

Uva passa é rica em fibras, vitaminas e minerais | Foto: reprodução

"A uva passa é um alimento saudável, uma frutinha muito nutritiva e que deveria ser consumida não só na época natalina, mas sim durante o ano todo pelos grandes benefícios que pode promover ao nosso organismo. Elas passam por um processo de desidratação, em que ocorre a retirada do líquido e, ainda assim, não perdem os principais componentes nutricionais, que é o mais importante para uma alimentação saudável e nutritiva de grande valor biológico", assegura Machado.

Rica em fibras, vitaminas e minerais, o consumo de uma pequena porção da uva passa de forma moderada e consciente, segundo o nutricionista, pode promover diversos benefícios à saúde humana. Um exemplo é a regulação do intestino, o fortalecimento do sistema imunológico, a proteção contra doenças cardiovasculares e, até mesmo, o aumento da libido.

Machado afirma ainda que a fruta pode ser incluída em vários pratos como o famoso arroz com passas, em saladas, tortas, farofa, sobremesas, entre outros. Porém, ele faz um alerta: "por mais que a uva passa apresente uma gama de benefícios à saúde, como qualquer outro alimento deve ser consumida de forma controlada, pois, como dito, apresenta frutose e seu consumo exagerado pode trazer alguns efeitos adversos para diabéticos e aqueles que estão em processo de emagrecimento, devendo consumir moderadamente", finaliza o especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...