quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Fogos de artifício: veterinária lista cuidados essenciais para proteger os animais

Redação

O show de fogos no Réveillon é um momento emocionante para muitas pessoas, mas pode ser um pesadelo para cães e gatos. Segundo a veterinária da DogHero, Thaís Matos, o momento que marca a transição de ano pode trazer inúmeros problemas aos animais, como estresse, nervosismo e medo. Para evitar essa situação, a profissional listou alguns cuidados básicos, que ajudarão o pet a entrar o novo ano com tranquilidade.

Para abafar o ruído dos fogos e amenizar o impacto das luzes, que estressam os animais, uma dica é fechar todas as portas,  janelas e cortinas | Foto: divulgação

1. Mantenha portas e janelas fechadas
Durante o momento dos fogos de artifício, cães e gatos podem sentir medo devido ao volume alto das explosões e ao brilho das luzes. Por isso, uma dica é fechar todas as portas, janelas e cortinas para deixar o ambiente mais seguro. "Esta atitude ajuda a abafar o ruído dos fogos e a amenizar o impacto das luzes, que tanto incomodam os peludos. Outra opção é ligar a televisão ou rádio, pois é possível disfarçar o barulho das explosões", orienta a veterinária.

2. Use a técnica da faixa para cachorro 
Muitos cães encaram os fogos de artifício como uma ameaça por ser algo bastante ruidoso e inesperado. Uma das principais dicas é utilizar uma faixa chamada de Tellington Touch (TTouch). A técnica consiste em passar uma atadura em alguns pontos do corpo do cãozinho, para que ele se sinta mais seguro. Basta utilizar uma faixa, bandagem ou um pano.

O procedimento é simples: coloque o tecido na altura do peito do cachorro; cruze as pontas depois do pescoço, na região do dorso, e depois faça o mesmo para baixo, sob o dorso. Por fim, dê um nó firme perto da coluna. Garanta que a faixa fique bem presa ao corpo do cachorro, mas sem apertá-lo. Deixe o nó na lateral do corpo do cãozinho, nunca sobre a coluna. "É importante colocar a faixa em momentos comuns ou pelo menos 30 minutos antes da virada para que o cão se acostume e não assemelhe a técnica aos fogos, ficando assim traumatizado", explica Thaís.

3. Torne o momento prazeroso para o cachorro 
As explosões dos fogos de artifício e luzes no céu podem ser "gatilhos" de crises de ansiedade e estresse para os animais. Eles podem sentir-se angustiados, presos ou desprotegidos e começarem a tremer, a buscar um local para se esconder e até tentarem fugir. A ideia, portanto, é tornar este momento o mais prazeroso possível, como algo que una ele ao tutor. Nesse sentido, busque mostrar confiança, não brigue com o pet, faça carinho, use brinquedos e dê petiscos durante a ocasião. Estas atitudes irão acalmar o seu filhote de quatro patas.

4. Não deixe o cachorro preso em coleiras ou correntes
Como o seu amigo de quatro patas pode ficar muito alterado durante a passagem de ano, evite deixá-lo preso, pois ao tentar fugir ele pode se machucar ou até mesmo se enforcar. "Como citado na dica número 1, o ideal é colocar o seu cãozinho em um ambiente escuro e seguro, mas desde que ele fique livre para sair a qualquer momento", destaca Thais.

5. Evite deixar muitos cachorros e gatos em um mesmo local 
Durante a ocasião de fogos de artifício, muitas pessoas cometem o erro de deixar todos os pets juntos por acharem que esta atitude irá acalmá-los. Pelo contrário, o fato de ter mais de um animalzinho em um só lugar causa mais confusão. "Os pets ficam estressados e agressivos, o que pode gerar brigas e machucados", alerta a especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...