quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Funcional pode ser o seu exercício

*Por Gislaine Milena Marton 

Você precisa correr, empurrar, agachar, girar, pular, andar, puxar e se equilibrar diariamente, certo? Agora, imagine o quanto seria bom se seu corpo estivesse preparado para esses movimentos. O treinamento funcional traz qualidade de vida, porque simula essas atividades que fazem parte da rotina. Assim é possível melhorar a execução desses movimentos corriqueiros, tornando-se, inclusive, uma excelente opção para quem quer se manter em forma. 

A fisioterapeuta Gislaine afirma que o treinamento funcional é recomendado para todas as idades | Foto: divulgação

A aula inclui alguns equipamentos como cabos, cordas, pesos, bolas, elásticos, superfícies instáveis, entre outros objetos que ajudam a reproduzir como o corpo se move no decorrer do dia. Ele "aprende"! E o melhor: é recomendado para todas as idades. Como é um exercício que une princípios da fisioterapia e da reabilitação corporal, fortalece músculos, ligamentos e tendões, e mantém as articulações lubrificadas e saudáveis. 

As atividades também são realizadas com o peso e a força do próprio corpo. E essa utilização de nenhuma ou pouca carga, deixa o risco de sofrer lesões quase inexistente na comparação com a musculação, por exemplo. Em um paralelo entre eles, pode-se dizer que o segundo trabalha cada músculo de maneira isolada, já o treinamento funcional exercita o corpo de forma mais global e integrada, melhorando a funcionalidade dos movimentos naturais executados no dia-a-dia. 

E com isso, a técnica, que é dinâmica, intensa, desafiadora e divertida, traz diversos benefícios, como o desenvolvimento da consciência corporal, melhora do equilíbrio, aumento do condicionamento do sistema cardio-respiratório e a redução dos riscos de problemas relacionados ao excesso de peso e sedentarismo, pois também acelera o metabolismo. Algo muito importante tendo em vista que, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, 53% da população brasileira tem excesso de peso e 45,8% praticam atividade física insuficiente. 

Para quem é fã da definição muscular, esse treinamento é uma ótima opção, pois proporciona esse resultado. Ele ainda aumenta a força e a resistência muscular, otimiza a coordenação motora, aumenta a flexibilidade e fortalece os músculos do CORE (região do abdômen, lombar e pélvis). 

Outro importante benefício do exercício funcional é que ele melhora a postura. Além de fortalecer os músculos que ajudam a manter a coluna reta, durante a aula o praticante cria o hábito de contrair o abdômen, alinhando quadril, ombros e pescoço, o que permite, executar movimentos com agilidade e precisão. 

Mas lembre-se: é importante sempre procurar um profissional capacitado para orientar as aulas. E se movimentar, sempre! 

*Gislaine Milena Marton é fisioterapeuta e proprietária da clínica Quality Fisio & Pilates.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...