quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Idosos: casa deve ser adaptada para proporcionar mais segurança

Redação

O aumento da expectativa de vida, aliado a um envelhecimento ativo e com maior qualidade são fatores decisivos no bem-estar e independência da população com mais de 60 anos. Pensando nisso, a TeleHelp, serviço pioneiro de teleassistência no País, desenvolveu o “Guia Morar Sozinho”, elaborado por profissionais especialistas de diversas áreas, com dicas de como manter a casa segura e cuidados para envelhecer com qualidade e autonomia.

Mais de 10,4 milhões de pessoas moram sozinhas no Brasil, deste total 44,3%  têm 60 anos ou mais | Foto: Freepik

Entre as dicas, pensadas principalmente para evitar acidentes, estão cuidados específicos para cada cômodo da casa como, por exemplo:

Banheiro: instale barras na bacia sanitária, para apoio ao se sentar e ao se levantar;

Entrada: utilize um capacho emborrachado ou bem fixado ao chão;

Sala: prefira poltronas com apoio de cabeça e de braços, para descanso e para facilitar os movimentos ao levantar e sentar.

Dormitório: Observe a altura da cama, para que seja possível levantar-se apoiando bem os pés no chão.

Cozinha: Tenha armários ou prateleiras, para os objetos de uso frequente com uma altura entre 80 e 120 centímetros medidos a partir do chão.

Iluminação: priorize uma boa iluminação em locais de circulação como corredores, escadas, degraus e também locais mais escorregadios, como o banheiro e a cozinha.

Escadas: sinalize a beirada dos degraus com fita adesiva de cor diferente do piso.

Segundo o CEO da TeleHelp, Bruno Mouco, a tecnologia é também uma grande aliada, pois é possível pedir socorro, por meio de um botão de emergência, no serviço de teleassistência. "A ideia é auxiliar em questões do dia a dia e voltar a atenção aos cuidados específicos, que devem ser tomados com o passar da idade. Queremos estimular a independência desse público e muni-lo de informação”, finaliza Mouco.

De acordo com os últimos dados da Síntese de Indicadores Sociais, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 10,4 milhões de pessoas moram sozinhas no Brasil, deste total 44,3%  têm 60 anos ou mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...