quinta-feira, 2 de maio de 2019

Coleção de livros infantis promove a igualdade de gêneros

Redação

Como parte do projeto Leia para uma criança, o Itaú Unibanco lançou, em abril, a coleção digital Garotas Incríveis. São três livros no formato kidsbook, que contam com recursos audiovisuais e podem ser lidos, por meio de aplicativo e nas redes sociais. Em comum, as histórias foram criadas por mulheres e dão voz as personagens femininas fora do comum, trazendo uma importante mensagem de promoção à igualdade de gêneros pela perspectiva feminina.

O primeiro livro da coleção "Garotas Incríveis" é o "Meu Amigo Robô" | Foto: divulgação

A superintendente de Marketing do Itaú Unibanco, Juliana Cury, comenta a importância da leitura na infância. “Ouvir histórias, principalmente na primeira infância, ajuda as crianças a explorarem melhor a criatividade e a imaginação, apresentando a elas um mundo de novas possibilidades. Escolhemos esses livros e autoras, porque são novas histórias para as crianças de hoje, com personagens que quebram os estereótipos femininos, criadas por mulheres. São histórias para crianças de uma sociedade mais igualitária e plural, que integram e reforçam dois assuntos que são pilares no Itaú: educação e diversidade”, explica.

O primeiro livro é Meu Amigo Robô, que conta a história de uma menina que sonha em ter um amigo de lata e pede para que um “faz tudo” o construa. O homem fica intrigado, pensando em como atender o pedido da garota, até que em um sonho visualiza o projeto. O livro foi escrito por Giselda Nicolelis, com ilustrações de Dika Araujo, e tem como base o filme da campanha de divulgação do projeto Leia para uma criança de 2018, criado pela agência DPZ. De forma lúdica, Meu Amigo Robô traz a mensagem de que é possível sonhar e, mais que isso, concretizar os sonhos com foco e dedicação.

Também fará parte da coleção Malala, a menina que queria ir para a escola, com a história da mais jovem ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, a ativista paquistanesa Malala Yousafzai, que se tornou famosa ao redor do mundo por sua luta em prol da igualdade de gêneros no acesso à educação e por ressaltar o poder da leitura na vida das pessoas.  Em julho de 2018, ela participou de um evento realizado pelo Itaú em São Paulo que debateu educação e empoderamento feminino. A obra é uma adaptação do livro original de mesmo nome, de Adriana Carranca, e as ilustrações são de Bruna Assis.

O terceiro título é As Bonecas da Vó Maria, escrito por Mel Duarte e com ilustrações de Giovana Medeiros, é inspirada na história de três empreendedoras de sucesso. Ele conta a trajetória de três irmãs e a relação delas com a avó, que estimulava a imaginação das netas, por meio da leitura de forma lúdica, contando com um desfecho inspirador.

As três histórias reforçam o propósito da campanha de incentivo à leitura do banco, que desde sua criação promove que “imaginar é o primeiro passo para uma criança ser o que quiser”. Meu Amigo Robô já está disponível para download no site www.itau.com.br/leiaparaumacrianca, os outros dois títulos serão publicados nas próximas semanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...