sexta-feira, 3 de maio de 2019

Tapetes X Alérgicos

Por Mariane Vanzei*

Olá, eu sou Mariane Vanzei, arquiteta, formada desde 2013 e atuante desde 2009 nesse fantástico mundo da Arquitetura. Amo o que faço e vou dividir com vocês um pouco de minhas experiências e histórias realizando os sonhos dos meus clientes!

Hoje vou falar de um assunto tabu, tapetes e pessoas com alergias, quando faço o brieffing com meus clientes aqui no escritório, alguns falam: “ai que gostaria de tapete, acho lindo e aconchegante mas não posso porque tenho alergia”, outros já abominam tapetes, falam “acumula pó, fungos, bactérias” e felizmente trago pra vocês que atualmente isso não é mais verdade, alérgico pode tapete sim!!! É só nos atentarmos a detalhes que vou explicar para vocês.

Foto: Vilhora
Para evitar alergias, fungos, pó, bactérias, deve-se procurar por um tapete 100% nylon e com os tratamentos antibacteriano, fáceis de encontrar em muitas boas marcas de tapetes, esses detalhes são transmitidos pelo consultor no momento da escolha do produto e alguns trazem selos no próprio catalogo mostrando que aquele produto não acumula fungo nem bactérias, é superbacana, preste atenção.
Foto: Divulgação
 Ainda falando de tapetes não posso deixar de falar das dimensões, isso as medidas dos tapetes, tem que passar o sofá, não tem, redondo, quadrado, retangular, tapete gera dúvida mesmo. Como meus projetos são muito personalizados, na hora de especificar os tapetes eu avalio caso a caso, mas temos regrinhas básicas que vou dividir com vocês.

Para o sofá da sala de estar, temos algumas formas de colocar os tapetes e isso vem mudando a cada ano, vejo nas feiras, uma tendência mais despojada, não tão certinha e simétrica, então teremos opções, o clássico dos clássicos é tapete passando 10 (dez) centímetros de cada lado do sofá na largura, e entrando pelo menos em metade do sofá na sua profundidade, algo mais moderno seria o tapete parando assim que começa o sofá, sem entrar debaixo do sofá, mas atente-se que isso só funciona em sofá fixo, sofá retrátil você vai ter problema na hora de puxar a chaise, outro jeito também moderninho é o tapete menor que o sofá, ficando onde começam os braços do sofá e ainda o que vi bastante em Milão seria o tapete deslocado do sofá, não ficando certinho centralizado e sim sobrando cerca de 50 cm de um lado e “faltando” do outro.

Foto: Vilhora
Para sala de jantar, pode-se usar tapete ou não, se preferir por usar, o tapete deve passar a mesa, cerca de 60cm no mínimo, que seria a medida de uma pessoa sentada na cadeira.

Para os dormitórios, podemos usar o pequeno para a saída de cama, a medida normalmente é 1,00 a 1,20 x 0,60cm ou no caso das camas de casal o tapete retangular que ocupa toda a extensão da cama e criados, passando esses mesmos 60cm de cada lado e para a frente, diria um tapetão mesmo!

Foto: Vilhora
Ainda temos as passadeiras na cozinha, que sim podem ser de tapete, uma vez que o material não acumula fungo nem bactérias, ela deve ser um pouco menos que o corredor de passagem e sua largura deve ter o espaço que envolve a área de trabalho da cozinha, parte do fogão e pia ou somente a pia.

Foto: Henrique Ribeiro
Tapetes redondos, trazem muita personalidade, brinco que é para quem pode e não para quem quer!!! Um tapete redondo exige ainda mais atenção do que o retangular comum, pois pode não combinar com o ambiente, não se encaixar, uma dica é quando tudo no ambiente é muito reto, quadrado, simétrico, não vai sobrar espaço para um tapete redondo, o tapete redondo deixa o ambiente mais despojado, gosto muito e quando cabem, eu aposto.

Nada é regra, a regra na sua casa é o que você gosta e o que te traz felicidade no olhar.


*Sobre Mariane Vanzei
Foto: Divulgação 

Quem comanda toda a criatividade e execução da MAV Arquitetura é a Mariane Vanzei, Arquiteta e Urbanista, atuante desde 2009, pós-graduada em projeto executivo e MBA em gerenciamento de projetos com extensão em Inteligência Emocional pela Fundação Getúlio Vargas. Com criatividade aguçada, une ideias com funcionalidade e faz cada projeto com dedicação e personalidade no objetivo principal de atender o seu cliente em suas vontades, preferências e valor disponível de investimento.

Profissional em constante aperfeiçoamento, está sempre em feiras do segmento como Revestir, Abimad, Casa cor, Isaloni em Milão, cursos, workshop e palestras, trazendo movimentos e tendências nacionais e internacionais para seus clientes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...