sexta-feira, 24 de maio de 2019

Saúde bucal: especialista orienta como consumir alimentos ácidos e evitar a degradação do dente

Redação

Os ácidos presentes em comidas e bebidas, como sucos cítricos, refrigerantes, álcool e comida processada/refinada são responsáveis pela biocorrosão dos dentes, que é a perda da estrutura dental provocada por um processo químico de dissolução do esmalte por ácido, sem envolvimento de bactérias. De acordo com o odontologista Luis Calicchio, sócio-diretor da Clínica Ateliê Oral, em São Paulo, é possível minimizar o problema com alguns cuidados.

É  indicado esperar 30 minutos para escovar os dentes, depois de consumir bebidas ou alimentos ácidos | Foto: reprodução

"A biocorrosão, aliada à fricção e à tensão colocada na mordida, principalmente à noite durante o sono, período em que não existe um controle dos mecanismos conscientes, pode causar micro trincas na região cervical (próxima da gengiva e do esmalte dos dentes) e provocar, em pouco tempo, as chamadas lesões cervicais não cariosas (espécie de depressão no esmalte do dente) e a hipersensibilidade dentinária, que são, hoje, as doenças de maior incidência na boca do ser humano, chamadas de "mal do século", diz Calicchio.

A lesão não cariosa, que no passado parecia uma exclusividade da faixa etária acima dos 70 anos, hoje é encontrada em 30% de jovens entre 25 e 30 anos.

Para controlar a erosão, é indicado esperar 30 minutos para escovar os dentes depois de consumir bebidas ou alimentos ácidos, evitando, assim, a ação abrasiva das pastas dentais na superfície ainda amolecida do dente.

Alem disso, a deficiência na produção de saliva, conhecida como xerostomia, é outro fator que predispõe pacientes à corrosão, pois ela tem um papel importante na proteção contra os agentes ácidos.

Recomendações

Para evitar a degradação dos dentes é importante evitar bochechar a bebida antes de engolir e também evitar consumir bebidas ácidas antes de dormir, quando os efeitos protetores da saliva estão reduzidos. O odontologista listou ainda nove recomendações para prevenir o problema:

1. Evitar deixar bebidas ácidas por longo tempo na boca. Quando possível utilizar canudo.
2. Evitar escovar os dentes imediatamente, após a ingestão de alimentos e bebidas ácidas e enxaguar a boca com água após a ingestão.
3. Encerrar as refeições com alimentos ricos em cálcio, como queijo, após a ingestão de alimentos ácidos.
4. Evitar alimentos ácidos tarde da noite, período de diminuição do fluxo salivar.
5. Evitar jejum prolongado, a fim de manter o P.H da saliva.
6. Beber água durante o dia, para contribuir com a diluição de alimentos na boca.
7. Evitar ingestão de frutas ácidas e fontes de fibras, barra de cereal, sem ingestão de água subsequente.
8. Evitar ingestão diária de gomas de mascar não cariogênica devido aos seus ingredientes ácidos.
9. Ao comer frutas, escolha as menos ácidas e aquelas com textura mais macias.

Lista "ácida"

Abaixo uma lista de alimentos e bebidas ácidas, em ordem decrescente de acidez, disponível no livro "Lesões cervicais não Cariosas e Hibersensibilidade dentária" do professor Paulo Vinicius Soares e John Grippo.

1- Refrigerante
2. Bebidas energéticas
3. Álcool
4. Açúcar
5. Bebidas gaseificadas
6. Comida processada/refinada
7. Sucos Cítricos
8. Sorvete
9. Pipoca
10. Carne
11. Café
12. Queijo Amarelo
13. Chá
14. Adoçantes artificiais
15. Massa
16. Pão
17. Suco de fruta pasteurizado
18. Ovos
19. Peixe
20. Arroz
21. Leite de soja
22. Aveia

Grupos de risco para as doenças bucais do século 21

Usuários de aparelhos ortodônticos – o movimento ortodôntico, por si só, gera tensão nos dentes. Por isso, precisam de acompanhamento com profissional competente;
Esportistas – que fazem alimentação com suplementos que são extremamente ácidos;
Usuários de pastas clareadoras sem recomendação de especialista;
Pessoas com alto nível de estresse;
Usuários de medicamentos antidepressivos;
Pessoas que sofrem de bulimia ou com vômitos crônicos, pois o ácido clorídrico produzido no estômago dissolve o esmalte dos dentes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...