quinta-feira, 2 de maio de 2019

Experimenta Portugal ocorre em diversos locais de São Paulo

Redação

A partir de 3 de maio até julho, ocorre a 5ª edição do Experimenta Portugal, eventos culturais que trazem à capital paulista (veja locais abaixo) uma mostra da cultura e da língua portuguesa. Serão mais de dez atrações gratuitas de música, literatura, cinema, esportes, gastronomia e empreendedorismo.

O Experimenta Portugal ocorrerá em diversos locais de São Paulo  | Foto: divulgação

Organizado pelo Consulado Geral de Portugal em São Paulo desde 2015, o Experimenta consolidou-se na agenda cultural da cidade por promover um intercâmbio artístico cultural entre Brasil e Portugal.

Segundo o cônsul-geral de Portugal em São Paulo, Paulo Nascimento, este ano, o evento ganha mais uma vertente.  “O Experimenta Portugal 2019 insere-se na linha das anteriores edições, alargando-se, porém, ao domínio econômico, através de um Ciclo de Palestras e Workshops dedicado ao tema ‘Portugal - Inovação e empreendedorismo’. Contribui desta forma para uma visão mais abrangente da realidade de Portugal, nas suas diferentes vertentes cultural, social e econômica, e explorando as oportunidades de aproximação entre o Brasil, Portugal e os restantes países de expressão lusófona”, afirma.


A programação divide-se em duas fases: em maio, ocorrem os eventos que celebram o Dia da Língua Portuguesa, comemorado em 5 de maio em todos os países lusófonos. No mês seguinte, o calendário é voltado para a comemoração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, 10 de junho.


O diretor do Experimenta, Bruno Assami, comenta a abordagem do evento.  “Nessa quinta edição, focamos no diálogo que a língua portuguesa nos permite ter com os diversos países de língua portuguesa. Incrível notar como, de um lado, esse fluxo de idas e vindas entre esses países se dá em diversas naturezas, do negócio ao afeto, das artes a educação, e com isso vamos criando um universo de diálogo plural e rico. Do outro lado, a riqueza histórica e cultural que cada país destes têm também faz o outro ampliar ainda sua visão de mundo. Portugal nos ajuda criar essas pontes com os outros países de mesma língua”, explica Bruno Assami,


Integrando a mostra com as comemorações do Dia da Língua Portuguesa, o Experimenta’19 também traz artistas de países como Guiné-Bissau e Cabo Verde, que têm o português como língua oficial, reforçando o caráter universal do nosso idioma comum.

Programação
O calendário de atrações começa já nesta sexta, com a apresentação do livro Olonko, do escritor guineense Ernesto Dabo, e percorre os meses de maio, junho e julho, passando por diversos espaços culturais da cidade de São Paulo.

À exceção do Jantar Comemorativo dos 600 Anos do Descobrimento da Ilha da Madeira, no dia 25 de maio, em Santos, todos os demais eventos são gratuitos e abertos ao público (sujeito a lotação máxima dos locais). Confira:

Maio
03/05 – Apresentação do Livro “Olonko”, de Ernesto Dabo (Casa das Rosas);
04/05 - Lançamento do livro “Ecos do Brasil”, de Eça de Queiroz, seguido de Sessão Cine Lusco-Fusco com a exibição de “Os Maias” (2014), de João Botelho (Consulado Geral de Portugal em São Paulo);
05/05 - Show do Dia da Língua Portuguesa, com Felipe Antunes e participação de Jessica Areias e Ernesto Dabo (Avenida Paulista, palco externo SESI);
06/05 a 06/06 – Exposição “O Cordel em Portugal e no Brasil” (Casa das Rosas);
07/06 –  Palestra de Carlos Moura e a Câmara Brasileira do Livro - CBL (Unibes Cultural);
25/05 –  Jantar Comemorativo dos 600 Anos do Descobrimento da Ilha da Madeira (Associação Atlética Banco do Brasil de Santos).

Junho
07/06 a 09/06 – Vinhos de Portugal (JK Iguatemi);
10/06  – Concerto triplo com Mário Laginha, Tcheka e Hamilton de Holanda (Unibes Cultural);
11/06 – Ciclo de palestras e workshops “Portugal - Inovação e empreendedorismo” (Unibes Cultural);
13/06 – Peça “A esperança na caixa de chiclete ping pong”, de Clarice Niskier (Unibes Cultural);
15/06 - Mostra Fotográfica Projeto Água Viva (Consulado Geral de Portugal em São Paulo)
16/06 – Corrida Portugal (Parque do Trote);
29/06 - Sessão Cine Lusco-Fusco em homenagem ao dia de Portugal (Consulado Geral de Portugal em São Paulo);
Data a definir - Mostra de Cinema Contemporâneo Português (Cinemateca Brasileira);
Data a definir – Sessão Solene em comemoração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas (ALESP);

Julho
Datas a definir – Exposição “Poesia Experimental Portuguesa” (Estação Luz da Linha 4-Amarela do Metrô).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Professor Luciano Salamacha fala sobre vaidade

Redação A palavra vaidade originária do latim significa oco, vazio. No dicionário quer dizer valorização que se atribui a própria aparênci...