quinta-feira, 30 de maio de 2019

Melhoramentos lança obra comemorativa dos 50 anos da “Supermãe”

Redação

No final dos anos 1960 surgiu as proezas de Dona Clotildes, retratadas por Ziraldo com muito humor, zelo exagerado e apelos melodramáticos de The Supermãe. De 1968 a 1984, a personagem figurou em tiras do Jornal do Brasil e nas páginas da revista Claudia.  Assim como Ziraldo, The Supermãe é atemporal e eterna. Na edição comemorativa da editora Melhoramentos, além de 16 anos de história, também são apresentados esboços, textos inéditos e curiosidades.

Edição comemorativa traz também textos inéditos | Imagem: divulgação 

 O almanaque reproduz essas histórias, a partir de artes finais ou de páginas impressas dos originais já perdidos no tempo, para registrar a criatividade e o estilo de um dos maiores desenhistas do país.

Pioneiro nas artes gráficas, Ziraldo passou a influenciar gerações com sua expressividade tipográfica, conforme comenta um dos organizadores da obra, Tarcísio Vidigal. "As letras das falas são quase personagens! O título das páginas de nossa heroína, por exemplo, varia de acordo com o contexto. E a riqueza dos detalhes no traço ou as expressões sutis de um olhar, de um canto de boca, de uma sobrancelha compõe fortemente a narrativa", destaca.

Sobre os textos inéditos, Adriana Lins, sobrinha do cartunista que também organizou a obra, pontua que eles revelam sutilezas maravilhosas do autor, "possíveis de serem observadas e tão bem contadas só por quem é mesmo muito fã e tem a chance de conviver perto de Ziraldo".

A seleção de histórias de D. Clotildes e seu filho Carlinhos narra uma "saga materna ziraldiana", e o próprio cartunista sempre se considera uma supermãe que, assim como a personagem, acompanha em detalhes a vida dos filhos e que sempre quis saber onde eles estavam e a que horas voltariam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...