segunda-feira, 13 de maio de 2019

Ortopedista comenta mitos e verdades sobre a hérnia de disco

Redação
 
Uma em cada seis pessoas no mundo sofre de algum tipo de problema causado pela hérnia discal, lombar, cervical e dorsal. O ortopedista Maurício Marteleto Filho, membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), esclarece as dúvidas mais comuns sobre o problema, que é uma das principais causas de afastamento do trabalho no Brasil. 

Fatores genético, mecânico, degenerativo, nervoso, vascular, imunológico, infeccioso e biológico podem causar a hérnia de disco | Imagem: reprodução

Existem várias causas para a hérnia, que pode ser evolutiva e envolver fatores genético, mecânico, degenerativo, nervoso, vascular, imunológico, infeccioso e biológico. 

Para o ortopedista, alguns casos de hérnia discal podem causar adormecimento e perda de função motora do membro e, em situações extremas, até a paralisia. "Os sintomas variam entre dor lombar, cervical e dorsal, além da ciática, da braquialgia e da dor intercostal, que se transmitem no trajeto da raiz nervosa inflamada na coluna até a extremidade do membro", explica.

Segundo o especialista, repouso e uso de analgésicos são os tratamentos iniciais para quem tem hérnia de disco. Exames mais detalhados vão auxiliar no diagnóstico. "Uma análise cuidadosa e regular da saúde em geral e um tratamento adequado da causa da hérnia discal podem ajudar bastante a minimizar ou sanar as dores, que causam inúmeros transtornos para a vida do paciente", afirma Marteleto Filh, que comenta abaixo o que é mito e o que é verdade sobre a doença.
 
Toda hérnia de disco precisa ser operada?  
Mito.
 
Hérnia de disco pode causar formigamento, ou dormência nos membros superiores e inferiores?  
Verdade: com o desgaste do disco intervertebral, o nervo pode ficar comprimido e ser lesado pela fricção, causando o formigamento ou dormência. 
 
Só pessoas acima do peso ou obesas têm hérnia de disco?  
Mito: pessoas magras também podem sofrer o desgaste do disco intervertebral. 
 
Fazer exercício físico de forma errada pode causar hérnia de disco?  
Verdade: procure um especialista para auxiliá-lo na prática esportiva. Repetir movimentos de forma errada pode lesar a cartilagem, que existe entre as vértebras e acarretar em uma lesão. 
 
Apenas pessoas idosas podem ter hérnia de disco?  
Mito: adultos e jovens também podem sofrer deste mal. 
 
Tratamentos alternativos podem aliviar a dor e até tratar o problema?  
Verdade: sessões de fisioterapia, acupuntura, compressas quentes ou frias e ozonioterapia podem aliviar o desconforto. 
 
Hérnia de disco pode causar dor de cabeça?  
Verdade: se a hérnia for cervical, a dor pode irradiar para a região craniana. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Professor Luciano Salamacha fala sobre vaidade

Redação A palavra vaidade originária do latim significa oco, vazio. No dicionário quer dizer valorização que se atribui a própria aparênci...