segunda-feira, 6 de maio de 2019

Psicólogo orienta como prevenir a "Síndrome de Burnout"

Redação

Em meados de 1990/2000, era mais comum conhecer pessoas que tinham lesões por esforços repetitivos (LER), como tendinite ou síndrome do túnel do carpo, por exemplo.  Porém, de 2010 para 2019, as doenças no trabalho são relacionadas a mente dos indivíduos. Com isso, o psicólogo Augusto Jimenez, especialista em carreiras da rede Minds Idiomas, comenta algumas dicas para prevenir doenças mentais como a Síndrome de Burnout (esgotamento profissional).

Alguns sintomas da “Síndrome de Burnout” são: insônia, sentimento de incompetência, tonturas, problemas gástricos, entre outros. | Foto: Freepik

Junto a evolução tecnológica e melhoria nos equipamentos de trabalho veio o excesso de responsabilidade para a maioria dos profissionais. Além disso, muitas empresas estimulam uma competitividade não saudável. Basta abrir as redes sociais e portais especializados em mercado profissional para ter acesso a uma gama de relatos de pessoas que sofrem com problemas psíquicos como depressão, ansiedade, bipolaridade, entre outros. É fato que muitos deles tem origem química e também influência genética, entretanto os ambientes competitivos tem contribuído para o desenvolvimento de patologias mentais.

Seguindo nesse contexto, a Síndrome de Burnout, descrita pelo médico americano Freudenberger, cresce nos brasileiros. " A problemática dessa síndrome é que ela pode ser confundida com outros problemas psíquicos. E no começo, ela parece ser algo leve e temporário, porém em poucos dias pode agravar o quadro do funcionário com uma depressão profunda", explica Jimenez.

A Síndrome de Burnout é um estado físico, emocional e mental de exaustão extrema e acontece pelo excesso de trabalho e ambientes insalubres.  Alguns sintomas dela são: insônia, sentimento de incompetência (que não irá conseguir cumprir com os afazeres diário, dentro e fora do trabalho), tonturas, problemas gástricos, entre outros. O tratamento envolve psicólogo e alguns casos psiquiatra para receitar remédios como antidepressivos e ansiolíticos.

Para ajudar a manter uma qualidade de vida no trabalho e evitar a Síndrome de Burnot, o psicólogo separou cinco dicas:

1) Faça atividades físicas regulares
De acordo com o cardiologista Carlos Alberto Pastore, o excesso de informações, no trabalho e fora dele, pode causar danos à memória e também na tomada de decisões. A mente tem um limite para tomar decisões e com o excesso de atividades e responsabilidades pode-se tomar decisões ruins e o pior não priorizar as mais importantes. A prática de atividades físicas alivia a tensão cerebral e faz com que o indivíduo se "desliguem" no momento do exercício das responsabilidades. Conclusão: a mente fica em um estado mais relaxado e, por isso, consegue tomar decisões melhores e lidar melhor com a pressão no trabalho. Afastando a Síndrome de Burnout.

2) Defina objetivos a curto prazo
Escreva as metas mensais, tanto profissionais quanto pessoais, pois isso aliviará a tensão diária no trabalho. Perceber que se está trabalhando para um objetivo de vida faz com que a tensão seja mais dissipada. Equilibre as suas metas/objetivos entre lazer e responsabilidade. A chave é o equilíbrio.

3) Faça atividades que fujam da rotina
É importante incluir na sua semana pelo menos duas atividades que não tenham a ver com a sua carreira como, por exemplo aprender um novo idioma, ler, ir ao cinema, jogar vídeo game, enfim, aprenda algo novo e divertido.

4) Converse com o seu gestor
Adquira esse hábito mensalmente para definir as suas metas profissionais. Independentemente de você já estar sobrecarregado de trabalho, ou não, adquira esse hábito. Ao planejar antes com o seu superior quais são as suas atribuições e o que ele espera de você nesse período mensal fica mais fácil se organizar e perceber se as ações que estão lhe exigindo são realmente compatíveis com o tempo que você tem para executá-las. Ao se planejar, você pode perceber que é possível fazer as atividades e a pressão diminuirá.

5) Diminua o uso da tecnologia
Em casa temos a televisão, no trabalho temos o computador, e 24 horas temos os alertas no celular, porém o psicólogo destaca que é importante saber também o que acontece dentro de você e como você lida com isso. O uso excessivo do smartphone e outros aparatos tecnológicos têm causado doenças e dependência. Limite a quantidade de tempo que irá ficar exposto a eles. Caminhe um pouco, tenha contato com a natureza, e fique próximo de pessoas positivas.

Importante:
As pessoas que suspeitarem que possam ter a Síndrome de Burnout devem procurar ajuda, que pode sere no Sistema Único de Saúde (SUS). Há atendimento gratuito pela Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), desde o diagnóstico até a parte medicamentosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...