segunda-feira, 20 de maio de 2019

“Dia do Desafio” ocorre em maio em diversos países

Redação

Realizado sempre na última quarta-feira (29) de maio, o Dia do Desafio chega a 25ª edição.  Mais de 3 mil cidades do Brasil e de outros países participam desta ação, que estimula a integração e cooperação, por meio do incentivo à adoção de hábitos mais saudáveis e à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde. Criado no Canadá, o evento é coordenado mundialmente pela  The Association for International Sport for All (TAFISA) e no continente americano pelo Sesc São Paulo.

Todas as unidades do Sesc no estado de São Paulo terão atividades no "Dia do Desafio" | Imagem: divulgação

O evento conta ainda com o apoio de instituições como a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (UNESCO) e a International Sport and Culture Association (ISCA), além de ser realizado pelas prefeituras municipais.

A ação é explicada pelo diretor regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda. “Com o protagonismo compartilhado com instituições públicas e privadas, nesta data,  forma- se uma rede de pessoas que abraçam o desafio de oferecer oportunidades de tornar a vida de todos mais ativa. Cria-se então um cenário que favorece a motivação para a adoção de hábitos saudáveis na rotina essenciais na promoção do bem-estar social e a melhora da qualidade de vida da população, princípios da ação do Sesc, ressalta.

Na última quarta-feira de maio, diferentes cidades da América Latina se superam em uma competição amigável, na qual a população é incentivada a praticar atividades físico-esportivas ao longo do dia. O município que conseguir mobilizar o maior número de participantes em relação a sua população total vence o desafio.

As duplas de cidades, de porte equivalente, foram definidas por sorteio na edição de 2018. Neste ano, elas continuarão disputando entre si e somando esforços para aumentar o número de praticantes de atividades físicas e esportes, em uma competição trienal que segue até 2020.

Além do desafio entre cidades, cada dupla também entra na classificação do ranking Cidade + Cidade, que contabiliza a soma dos resultados de ambos os municípios e é atualizado a cada ano. Atualmente, São Caetano está concorrendo com a cidade de Toledo (Paraná).

Para a coordenadora do Dia do Desafio para o continente Americano, Maria Luiza Souza Dias, esta realização local é o verdadeiro motor da campanha. "Com o envolvimento de instituições de diversos setores, o Dia do Desafio chega à sua 25ª edição incentivando o compartilhamento de boas práticas, que faz com que essa mobilização coletiva se fortaleça por meio da colaboração mútua, do apoio e da integração entre os mais diferentes parceiros, ampliando cada vez mais ações de atividades físicas e esportivas realizadas no mundo inteiro", afirma.

Com atividades em todas as unidades do Sesc no estado de São Paulo, além de espaços públicos, a programação oferece atividades gratuitas como aulas abertas, vivências, jogos e inúmeras práticas e ações com personalidades esportivas, fazendo desta ação uma prática diária de bem-estar e qualidade de vida, pilares de sua missão institucional. A programação completa do Sesc pode ser conferida aqui. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...