segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Asma infantil: não é normal ter sintomas

*Por Zuleid D L Mattar

A falta de ânimo para brincar, uma ligeira queda no pique para fazer as atividades diárias ou pedidos de colo muito recorrentes podem ser sinais de que não está tudo bem com a saúde da criança. Se, além desse cansaço frequente, a criança estiver com chiado no peito, tosse e falta de ar, é importante buscar ajuda médica. Pode ser asma.

Adicionar legenda

Segundo a Pesquisa Mundial de Saúde, estima-se que 300 milhões de pessoas sofram de asma em todo mundo e há, ainda, a projeção de que esse número chegue a 400 milhões até 2025, levando em conta a urbanização da população.

Asma é a doença crônica mais comum na infância e a maior causa de morbidades nesta idade, como mensurado por ausências escolares, hospitalizações ou idas à emergência hospitalar. A asma normalmente tem início precoce: em até metade das pessoas com asma os sintomas começam na infância, e a doença ocorre ainda mais cedo em meninos do que em meninas. Atopia está presente na maioria das crianças asmáticas que possuem três anos ou mais, e sensibilidade a algum alérgeno é um dos fatores de risco mais importantes para o desenvolvimento da asma.

Na infância, infecções virais que atingem o trato respiratório são muito comuns. Destas infecções, derivam sintomas muito parecidos com a asma, como chiado e tosse. Em crianças com menos que cinco anos, principalmente entre zero a dois anos, muitas vezes a distinção entre o agente causador dos sintomas não é fácil, mas é importante para definição do melhor tratamento.

Por isso, é preponderante diferenciar asma, uma doença inflamatória crônica que não tem cura, de bronquite, que também leva a inflamação dos brônquios, mas tem outras causas, como infecções virais ou bacterianas. Ao contrário da asma, a bronquite normalmente tem duração curta, e ambas possuem tratamentos diferentes. Em idades precoces é importante ressaltar que nem todo chiado é sinal de asma. Algumas características que podem sugerir asma são:

- Tosse com ausência de muco que pode piorar a noite, ou acompanhada de chiado ou dificuldade de respirar;
- Tosse que ocorre com exercício, riso, choro ou exposição à fumaça do cigarro na ausência de infecções respiratórias aparentes;
- Chiado recorrente, inclusive durante o sono ou com gatilhos como atividade, riso, choro ou exposição à fumaça de cigarro;
- Histórico familiar de doenças alérgicas;
- Atividade reduzida; criança que corre, brinca e ri com menor intensidade do que outras crianças; pede para ser carregado no colo, após pequenas caminhadas;
- Dificuldade para respirar ou respiração pesada, ocorrendo após exercício, riso ou choro.

Tratamento: a importância da continuidade
A gravidade da doença é dada de acordo com a necessidade de medicamento necessário para o controle dos sintomas. Considerando a diversidade dos tratamentos, que devem respeitar os tipos da doença, a lição número um refere-se à continuidade. Nada de tratar apenas nos picos de crise, que se intensificam no inverno por conta de infecções respiratórias.

O objetivo do tratamento da asma em crianças é muito similar aos adultos: atingir o controle dos sintomas e manter níveis normais de atividade. Uma vez confirmado o diagnóstico de asma na criança, esta também deve realizar o tratamento de forma contínua.

O avanço da medicina trouxe ganhos consideráveis para pacientes com asma alérgica.

Os tratamentos disponíveis hoje no mercado são capazes de controlar totalmente a doença, evitando a utilização de corticoides orais e seus efeitos colaterais, bem como reduzindo significativamente o número de internações. E, o melhor, garantindo a qualidade de vida tanto para as crianças quanto para os adultos.

Para ter sucesso no diagnóstico e tratamento, é necessário que a parceria médico e família esteja afinada e que todas as informações sobre a doença estejam precisas e disponíveis. A compreensão da asma, em detalhes, faz diferença e é importante que o paciente e a família saibam que conviver com os sintomas da doença não deve ser considerado uma condição normal. É possível ter controle total dos sintomas e viver uma vida sem limitações.

*Zuleid D L Mattar é médica pediatra e presidente da Associação Brasileira de Asmáticos de São Paulo.

2 comentários:

  1. Por favor, ajude-me a agradecer ao Dr. Wealthy por seu bom trabalho. Eu realmente acredito que o HIV tem cura. Eu sou HIV positivo há mais de 3 anos, antes de me deparar com um comentário, Dr. Wealthy, de que ele tem cura para qualquer doença e vírus, mas quando eu o vi eu lembre-se de que ele não pode curar o HIV. Apenas decidi tentar. Entre em contato com ele naquela noite, felizmente para mim, ele disse que sim, mas não acredito nele. Acho que foi uma farsa ou algo assim, mas ainda assim espere para ver o trabalho do Dr. Wealthy, se ele estiver dizendo a verdade, ele pede algo diferente e alguma pergunta sobre mim Dou-lhe todos os detalhes que ele precisava e espero ver sua resposta ao meu problema depois que tudo estiver pronto ele me pediu para fazer check-up Fiz o teste de hiv Não posso acreditar que era negativo, obrigado Dr. Wealthy por me ajudar por não morrer nesta tenra idade, se você precisar de ajuda, entre em contato com ele agora wealthylovespell@gmail.com ou inclua-o no WhatsApp +2348105150446

    ResponderExcluir
  2. i want to testify about the great spell caster called Dr Azuka my husband and i have been married for 5 years now we don't have a child and the doctor told us i can't give birth because my womb have been damaged due to wrong drugs prescription this got me so worried and my husband was not happy so he decided to get married to another girl and divorce me i was so sad i told my friend about it she told me about a powerful spell caster she gave me his email address well i never believe in it that much though i just decided to give him a try and he told me it will take 24hrs to get my husband back to me and i will get pregnant i doubted him the 3rd day my husband came back to me and was crying he said he didn't want the divorce anymore 3 weeks after the doctor confirmed that i was pregnant he can also help you contact him via email: Dr.azukasolutionhome@gmail.com What’s app or call: +44 7520 636249‬



    ResponderExcluir

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...