quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Professora Maria Helena Neves ministra palestra sobre a gramática

Redação

O Centro de Pesquisa e Formação (CPF) do Sesc, em São Paulo, sedia em 19 de setembro, às 19h, a palestra “Estudar gramática não é sair do texto “, que será ministrado pela professora Maria Helena Moura Neves, que abordará como é possível conduzir o estudo da língua portuguesa (especialmente da gramática) com foco na língua em função, ou seja, diretamente nos textos reais (falados e escritos).

Palestra será ministrada em 19 de setembro no Centro de Pesquisa e Formação (CPF) do Sesc | Foto: reprodução 

As crianças já entram na escola como falantes da língua, mas têm de "apropriar-se" dela cada vez mais eficientemente, conseguindo apreender os processos que constituem os enunciados. Assim, não é com peças soltas da linguagem que as atividades escolares poderão desenvolver-se com reflexão e compreensão dos fatos.

Maria Helena é professora Emérita pela Unesp, doutora em Letras Clássicas (Usp) e livre-docente em Língua Portuguesa (Unesp); pesquisadora nível 1A no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Atua na pós-graduação da UPM e da Unesp Araraquara. É autora, entre muitos outros livros, de duas gramáticas do português e coautora de cinco dicionários (quatro de português e um grego-português).

CPF Sesc
Inaugurado em agosto de 2012, o Centro de Pesquisa e Formação (CPF) do Sesc é uma unidade do Sesc São Paulo voltada para a produção de conhecimento, formação e difusão e tem o objetivo de estimular ações e desenvolver estudos nos campos cultural e socioeducativo.  O CPF Sesc fica na Rua Dr. Plínio Barreto, 285, 4º andar. Tel.: 3254-5600. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...