segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Festival de Cinema do BRICS começa nesta segunda-feira

Redação

Os cursos de história do cinema chinês, sul-africano e indiano darão a partida, nesta segunda-feira (23), à programação do 4º Festival de Cinema do BRICS, que traz para Niterói (RJ), até 9 de outubro, um amplo panorama da produção cinematográfica das nações que compõem o BRICS: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Orquestra Sinfônica Nacional se apresenta em concerto no CineArte UFF durante sessão do filme Metropólis (1927), de Fritz Lang ||Foto: Arquivo/Centro de Artes UFF

Com edições anuais intercaladas entre os cinco países que compõem o grupo, o festival já foi realizado na Índia (2016), China (2017) e África do Sul (2018). Em 2019, chegou a vez do Brasil, e Niterói foi a cidade escolhida para acolher o evento. A próxima edição, em 2020, será na Rússia.

A programação traz diversas mostras de filmes e atividades abertas ao público, o 4º Festival de Cinema do BRICS é uma realização do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF), com a cooperação da Prefeitura Municipal de Niterói e do Centro de Artes UFF, apoio institucional da Agência Nacional de Cinema (Ancine) e patrocínio da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério da Cidadania.

O objetivo é apresentar um panorama contemporâneo e histórico do cinema e do audiovisual nesses cinco países, valorizando o passado, o presente e o futuro do cinema, além de evidenciar a importância da universidade pública na formação audiovisual.

Mostras 
A programação de filmes se espalha por quatro mostras. A Mostra Contemporânea – única competitiva –, que se realiza de 3 a 7 de outubro no Reserva Cultural, apresenta um panorama da produção recente, com dez filmes selecionados (dois de cada país), assinados por diretores com até três longas-metragens em sua carreira. A Mostra Clássicos, que ocorre de 3 a 8 de outubro no CineArte UFF, exibirá dez obras marcantes de diferentes períodos da história do cinema, em cópias restauradas. Haverá três sessões da mostra em conjunto com o projeto OSN-Cine, com a apresentação ao vivo da Orquestra Sinfônica Nacional, que também pertence à UFF, em sessões do filme Ganga Bruta (1933), de Humberto Mauro.

A Mostra Filmes de Escola, por sua vez, reúne 40 curtas e um longa-metragem produzidos em cursos universitários e oficinas de cinema, com exibição entre os dias 3 e 8 de outubro no Reserva Cultural, além de duas sessões itinerantes especiais. Por fim, a Mostra Animação exibirá, de 7 a 9 de outubro, no Cine Arte UFF e no Reserva Cultural, cinco produções recentes que demonstram o potencial de desenvolvimento da indústria de animação no BRICS, incluindo sessões matinais que receberão alunos das escolas de Niterói.

Atividades formativas e de mercado 
Para além dos filmes, o festival oferecerá uma série de atividades formativas, a começar pelos cursos intensivos de história do cinema russo, indiano, chinês e sul-africano ministrados por professores vindos especialmente de cada um dos países. Há também duas exposições, no Reserva Cultural e no Centro de Artes da UFF, de equipamentos cinematográficos históricos pertencentes ao acervo do curso de Cinema da UFF – o qual tem mais de 50 anos; encontro de preservação audiovisual, contando com a participação de profissionais especializados, além de ações voltadas para o presente e para o futuro.

Nesse ponto, um dos destaques é a residência audiovisual que reunirá, durante duas semanas, 16 estudantes (oito estrangeiros e oito brasileiros), conforme conta o professor Cezar Migliorin, um dos coordenadores da atividade: "A residência é um encontro intenso de uma semana em que imaginamos formar um grupo de alunos e professores que, com os meios do cinema, vai experimentar a cidade, a circulação e o encontro de pessoas de lugares diferentes, culturas singulares". O trabalho está conectado com as pesquisas ligadas à questão da pedagogia da imagem desenvolvidas no projeto Inventar com a Diferença e no Laboratório Kumã. "A ideia é termos um filme curto no fim do encontro, rastro dessas experiências", completa Migliorin.

As ações formativas incluem ainda oficina de relações audiovisuais, para discutir as possibilidades de diálogo entre as culturas cinematográficas do BRICS e possíveis direções futuras para o intercâmbio cultural entre as indústrias audiovisuais dos cinco países; Fórum de Negócios, realizado pela Prefeitura Municipal de Niterói em parceria com a UFF; e um dia inteiramente dedicado à criação e estruturação da Incubadora Audiovisual da UFF – Araci. Para conferir mais detalhes da programação clique aqui e acesse o site oficial do festival.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...