terça-feira, 10 de setembro de 2019

Tempo seco: sucos funcionais ajudam a manter o corpo hidratado

Redação

Com a baixa umidade do ar é comum ter dificuldade para respirar, ou sentir a pele, olhos, garganta e narinas ressecados, entre outros problemas.  De acordo com a nutricionista do Oba Hortifruti, Lívia Nogueira, além de ingerir bastante água, os sucos funcionais são também grandes aliados na hidratação.

"Além de ajudar na hidratação, o mix de ingredientes das bebidas funcionais ainda fornece um aporte extra de vitaminas e nutrientes”, destaca a nutricionista Lívia Nogueira | Foto: divulgação 

Para atravessar o período de seca e amenizar de forma saudável os efeitos negativos dessa estação, investir na hidratação constante é o principal conselho da profissional. "Beber bastante água é imprescindível. É uma orientação básica para todas as épocas do ano, mas, durante a seca, especificamente, esse cuidado deve ser redobrado", afirma a nutricionista.

Entretanto, além de água, sucos funcionais são bem-vindos. "Além de ajudar na hidratação, o mix de ingredientes das bebidas funcionais ainda fornece um aporte extra de vitaminas e nutrientes, sendo uma opção benéfica para garantir o bom funcionamento do corpo como um todo", explica Lívia.

Outra dica da nutricionista é complementar a alimentação com água de coco e chás, e  consumir frutas que possuem alto teor de água, como o melão,  melancia, laranja e o abacaxi, uma vez que esses alimentos também reforçam a hidratação e auxiliam a repor os sais minerais do organismo.


O que evitar durante esse período?
Para o dia a dia, segundo Lívia, é importante ter cuidado com bebidas diuréticas, como o café, alguns tipos de chás e bebidas alcoólicas, pois elas aumentam a perda de água do organismo.

Atenção também com a prática de exercícios físicos. "O ideal é optar por praticar esportes antes das 10h da manhã e após as 17h, evitando assim os horários mais quentes do dia. Beber água antes, durante e depois do exercício também é essencial para não prejudicar a saúde", orienta a nutricionista.

E, para quem quer apostar nas indicações da nutricionista, Lívia ensina três receitas simples de bebidas funcionais. Confira:

Suco verde detox
Ingredientes:
3 folhas de couve;
1 laranja;
1 pedacinho gengibre;
300 ml de água;
Adoçante a gosto;
Gelo a gosto.

Modo de preparo:
Descascar a laranja, cortá-la em pedaços e retirar as suas sementes; lavar as folhas de couve, mantendo os talos; colocar a laranja e as folhas de couve com os talos no liquidificador e adicionar o pedacinho de gengibre; bater e acrescentar o adoçante a gosto. Finalizar com o gelo a gosto e servir-se imediatamente.

Suco de melão com água de coco
Ingredientes:
200g de melão;
1 copo (200 ml) de água de coco;
Cubos de gelo (a gosto).

Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador, coe e sirva em seguida.

Suco uva, abacaxi e maçã verde
Ingredientes
5 uvas verde;
1 fatia fina de abacaxi;
1/4 de maçã verde com casca;
1/2 kiwi;
Suco de 2 laranjas;
1 folha de couve bem picada;
1 raminho de hortelã;
Salsinha e gengibre, a gosto.

Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador, coe e sirva em seguida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...