quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Campanha alerta sobre o desperdício de alimentos no “prato feito”

Redação

Quem já comeu um PF, carinhosa sigla dada ao popular prato feito, já sabe que é muita comida, para pouco prato! No Brasil, 26,3 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçadas por ano, enquanto 14 milhões de pessoas passam fome, segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Com o montante jogado no lixo, seria possível satisfazer as necessidades nutricionais de 11 milhões de pessoas.

O chef Rodrigo Oliveira, do Restaurante Mocotó, é o embaixador da campanha #NovoPF, que propõe tamanhos P, M e G ao prato, com quantidades balanceadas de ingredientes | Foto: reprodução

Um estudo da Embrapa, de 2018, apontou que os ingredientes mais desperdiçados são o arroz e feijão (36%), carne (20%) e frango (15%). Uma das formas mais eficientes de diminuir esses números é reavaliando o nosso próprio prato, e um dos vilões pode ser o prato feito. Pensando nisso, o Instituto Akatu e a Wunderman Thompson lançam neste 15 de outubro, Dia do Consumo Consciente, o movimento #NovoPF, que tem como embaixador o Chef Rodrigo Oliveira, do Restaurante Mocotó (SP), e propõe uma reflexão sobre o tradicional prato entre nutricionistas e especialistas, para incentivar que ele se torne mais nutritivo, econômico e mais sustentável.

O diretor presidente do Instituto Akatu, Helio Mattar, explica que: “O #NovoPF vem para mostrar que pequenas mudanças de hábito em nosso dia a dia podem contribuir muito na diminuição do desperdício de alimentos, um problema sério no Brasil. Não é preciso deixar de comer o que se gosta, mas é possível optar por quantidades mais balanceadas de alimentos, mais de acordo com a nossa fome, para que a chance de sobrar algo no prato seja menor”, explica.

Com a campanha de conscientização, o Instituto Akatu propõe uma nova distribuição das quantidades de ingredientes no #NovoPF e que ele esteja disponível nos tamanhos P, M e G, suprindo as necessidades nutricionais de diferentes tipos de pessoas, além de evitar o desperdício de alimentos. Confira aqui a tabela nutricional do #NovoPF.

Assim, Julia Velo, da Wunderman Thompson, destaca o exagero do prato. “Todo mundo que já comeu um prato feito caprichado sabe que o que ele tem de gostoso, ele tem de exagero. Um montão de arroz, feijão, proteína e salada, muito mais do que você precisa para ficar satisfeito e nutrido”, afirma.

O levantamento feito pela FAO também calcula que 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçadas por ano no mundo, cerca de 1/3 do que é produzido globalmente. E a produção deste total de alimentos que é perdido responde por 8% das emissões de gases de efeito estufa. Para se ter uma ideia da dimensão disso, se o desperdício mundial de alimentos fosse um país, ele seria o 3º maior emissor de CO2 do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e da China. Ele também consumiria 250 quilômetros  cúbicos (km³) de água, o equivalente a 2,7 vezes a vazão anual do Rio São Francisco.

Ainda segundo o estudo da Embrapa, o alto desperdício de alimentos no Brasil acontece pelos seguintes fatores comportamentais:

Preferência por comida fresca à mesa (77%);                   

Necessidade de comprar em grandes quantidades para manter a despensa abastecida (68%);

Não importância se houver comida demais na despensa ou na mesa (59%);                       

Preparo de alimentos duas ou mais vezes por dia, reiterando a ideia de que “é melhor sobrar que faltar” (56%).

Um comentário:

  1. Siempre daré las gracias a la ayuda del Jefe Dr. Wealthy en mi familia, fui el último nacido de mi familia, y se dijo que sufríamos de la hepatitis B, y fue muy gracioso ya que mis hermanos y hermanas mayores sufrían esta enfermedad , estaba cansado y decidí buscar ayuda para mi familia, así que me conecté en línea y vi muchos blogs hablando sobre el Dr. Chief Dr Wealthy cómo él ha ayudado a otras personas, y sorprendentemente sus hierbas eran tan poderosas, así que contacté él y pidió su ayuda y así fue como preparó 4 botellas para los 4 de nosotros, y cuando lo recibimos y comenzamos a usarlo en 2 semanas, estaba completamente curado y así fue como nos hicimos las pruebas y nos encontraron negativos , estoy muy feliz por su trabajo, Dr. Chief Dr Wealthy, ¿por qué no contactar con su correo electrónico: wealthylovespell@gmail.com o qué aplicación le: +2348105150446

    ResponderExcluir

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...