terça-feira, 15 de outubro de 2019

Estilista Patricia Granha transforma vestidos de noivas em roupas para o cotidiano

Redação

Fazer do vestido de noiva um produto mais consciente. Essa é a proposta da estilista Patricia Granha, do Jardim Secreto Atelier, em São Paulo, com a coleção Prêt-à-Porter, que inclui dez modelos de vestidos de noiva, que já saem do ateliê da estilista com a intenção de serem utilizados por um longo tempo, totalmente avesso a ideia do descarte rápido ou do esquecimento no armário.

A estilista Patrícia Granha, do Jardim Secreto Atelier, usando blusa confeccionada a partir de vestido de noiva  | Foto: divulgação

Então, no período de até um ano após o casamento, a estilista convida a noiva a retornar ao ateliê, para que o vestido se transforme em saias, tops ou, até mesmo um vestido curto despojado, ou com detalhes modernos, peças que serão usadas no dia a dia, no trabalho ou nos momentos de lazer.

Vestido de noiva sustentável da coleção Prêt-à-Porter | Foto: Divulgação
Por trás da ideia, está a preocupação com as questões ambientais e sociais da indústria da moda que, nas últimas décadas, com o movimento fast fashion, passou a produzir mais de 1,2 bilhão de gases de efeito estufa a cada ano. Por tudo isso, para a estilista Patricia usar um vestido de noiva uma única vez é “um grande desperdício”.

Assim, a peça deixa de ser um “incômodo” no armário e estimula uma atitude mais consciente e responsável, entre as clientes. “Comecei inserindo hábitos sustentáveis dentro de casa e quis transpor isso para o meu ambiente de trabalho”, explica Patrícia. “Este projeto representa o mindset da minha vida, fazer mais com menos”, conclui.

Com a coleção Prêt-à-Porter, a estilista Patrícia quer plantar a ideia do consumo consciente e, ao mesmo tempo, fomenta o lado afetivo das mulheres em torno do sonho do vestido de noiva, já que, sempre que utilizarem as peças originadas de seus vestidos, virão à tona as memórias especiais do dia do casamento. Ou seja, o vestido de noiva sustentável agrega também um viés emocional e inspirador.

Nesta coleção, todas as peças são numeradas e tem tiragem limitada. “Desta forma, eu vou manter o tom de exclusividade, uma característica importante do meu ateliê”, conta Patricia.
Cada vestido recebe um nome feminino. “Decidi fazer uma homenagem às noivas que já passaram por aqui; assim, cada um deles leva o nome da mulher que o adquiriu naquele determinado momento da história do atelier”, conta a estilista.

Seguindo o conceito do sustentável e da economia circular, o minimalismo dá o tom da coleção, com vestidos que se destacam pelo design marcante e fashionista, prontos para serem repaginados, após o grande dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...