sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Filósofo comenta dicas para reagir bem ao ser contrariado

Redação

Para a maioria das pessoas é extremamente difícil a experiência de ser contrariado. Porém, a contrariedade tem também o seu lado positivo e pode ser pedagógica, ensinar que não somos soberanos e que nem tudo tem de se dobrar diante de nossa “magnífica” vontade, segundo o filósofo Fabiano de Abreu. 

Fabiano de Abreu afirma que é possível aprender valiosas lições ao ser contrariado | Foto: divulgação 

Ele acredita que quando somos contrariados temos a possibilidade de descobrir verdades e crescer emocionalmente: “Algumas pessoas possuem uma grande dificuldade em aceitar opiniões diferentes, não admitem serem contrariadas e se ofendem quando suas ideias não são aceitas. A essas pessoas, falta humildade intelectual, que está relacionada ao fato de saber ouvir o não, uma palavra negativa, que é a chave para um conhecimento que trará coisas positivas”, afirma.

Para ajudar as pessoas ao serem contrariadas e, assim, conseguir obter os benefícios da diversidade de ideias, Abreu listou abaixo quatro dicas. Confira:

1- Quando somos confrontados, a ofensa é opcional 
Para aprender a ouvir uma negativa, ou uma contraposta a ideia que, a princípio, achávamos genial, devemos nos manter abertos e ter humildade para receber novos conhecimentos.
Quando nos permitimos ouvir as opiniões contrárias, sem nos ofender com o que nos foi dito e crescer emocionalmente. Isto é necessário para que possamos avaliar as nossas ideias e objetivos. Assim seremos mais abertos e modestos na vida, sem a infantil pretensão de acreditar que nossa visão e posição devem ser sempre únicas e absolutas.

2- Pare de impor as suas ideias. Seja mais humilde
Não saber ser contrariado afeta problematicamente pontos cruciais da nossa vida, no pessoal e no profissional. No ambiente de trabalho, se a pessoa é uma funcionária e não sabe lidar com críticas e demandas, ela com certeza passará a ser malvista pelos colegas. Dentro de um relacionamento afetivo, seja um casamento, namoro ou amizade, a pessoa que não aceita ser contrariada vive impondo suas vontades e, geralmente, escolhe parceiros inibidos, fracos e submissos, até para não terem que bater de frente e em um dado momento precisarem ceder. Isto é muito mal.

Quem não sabe ouvir opiniões perde muitas oportunidades de aprender com os colegas, e até com os seus superiores, por acreditar que as suas ideias sempre são melhores do que as das outras pessoas. E mesmo quando precisa ceder, por uma força maior, porque o chefe mandou, ela fica revoltada e “torce o nariz” para a ideia aprovada, como se fosse torcer para ela dar errado, só para depois poder dizer: “Eu avisei”.

Aprenda a ter humildade intelectual. O hábito constante de impor e sobrepor a sua ideia às dos outros é considerado repugnante por muitos e te afasta das pessoas, tanto no ambiente de trabalho como na vida.

Seu orgulho não te levará e nem nunca te levou a nada. Tenha humildade e aprenda a escutar. Una isso a boa vontade, e todos perceberão que a convivência com você se tornou mais agradável. Você só tem a ganhar com isso.

3- Ouça mais para errar menos
O problema maior em uma pessoa que não aceita ser contrariada é que ela constantemente comete erros como resultado da ignorância, de ignorar o que o outro diz, ou por excesso de autoconfiança. Contudo, para justificar os seus fracassos, ela coloca a culpa nos outros, justamente porque não admite falhas e porque também não escuta as pessoas.

É importante ouvir mais para errar menos. Sabemos que devemos aprender com as falhas para crescer. Que não há vitória, sem derrota e que é com a experiência que alcançamos o sucesso. Mas a pessoa que não admite ser contrariada, finge não saber disso.

4- Use a razão para a autoavaliação, antes de dar lugar às emoções
Pare e pense: Se estão te contrariando algum motivo existe. Ou você está errado e deve parar e analisar suas atitudes, ou o outro está errado. Mas você só saberá isso, se você se abrir e escutar. Parar e refletir sobre tudo que foi dito.

Se permita discutir e expor os seus pontos de vistas, mas respeite também os pontos de vistas dos outros de forma lógica, racional e paciente.

Não é fácil, mas faz parte do crescimento. Atitudes imaturas e intransigentes causam muitos danos. Por isso, aceite que está na hora de ser mais maleável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...