segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Santo André participa da “Semana Lixo Zero Brasil”

Redação

A Semana Lixo Zero (SLZ) – organizada pelo Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) - já começou por todo o Brasil, no último dia 18. Até 27 de outubro, 102 cidades, entre elas Santo André, recebem palestras, painéis, rodas de conversas, apresentação de cases, exibição de filmes, oficinas e mutirões, tratando do tema dos resíduos sólidos ligados aos mais diversos setores da economia.

Programação da "Semana Lixo Zero" ocorre em 102 cidades | Foto: Reprodução/Facebook

Então, a Semana Lixo Zero é uma plataforma que tem como objetivo empoderar e trazer soluções para que a meta lixo zero seja alcançada. Este ano, o tema da SLZ “Um por todos e todos por zero” enfatiza a importância da mobilização da sociedade, para pressionar os acordos setoriais empresariais que viabilizam a aplicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (2010), conforme comenta o presidente do ILZB, Rodrigo Sabatini.

 “É por meio de conversas e mobilizações por nicho, que podemos estimular os acordos setoriais necessários para regulamentar a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Este ano, temos um recorde, com a participação de mais de 100 cidades. Consideramos um ótimo sinal a mobilização crescente. Estamos acordando para as 78,3 milhões de toneladas de resíduos sólidos que o País gera por ano", afirma Sabatini.

Santo André 

Para  abrir a I Semana do Lixo Zero, em Santo André, o Instituto irá protocolar no Gabinete do Presidente da Câmara dos Vereadores de Santo André, o pedido de Projeto de Lei que instituirá no calendário oficial da cidade a Semana do Lixo Zero.
   
O lixo é hoje um dos principais problemas das cidades brasileiras, e seu manejo representa uma fatia significativa do orçamento municipal. Além disso, hoje boa parte dos resíduos têm como destino o aterro sanitário, com pouca destinação ao reúso, reaproveitamento e reciclagem.

Segundo o coordenador da Semana Lixo Zero, em Santo André, Guilherme Oliveira: “A Semana Lixo Zero é um tempo de trazer conscientização através de palestras, documentários, workshops, eventos esportivos e artísticos na cidade, em diversos nichos, tais como: universidades, escolas, comunidades, empresas, juventude, mulheres, entre outros. Contaremos com especialistas do Mundo (Nova Zelândia, Itália, Portugal, Estados Unidos, Suécia), Brasil e da nossa cidade, mostrando aquilo que tem feito e impactado”.

Os eventos são organizados pelos parceiros: Instituto Coração de Jesus, ESI Colégio São José, ETEC Júlio de Mesquista, Biociente , Futura Consultoria com apoio das instituições  SEMASA, Banco de Alimentos de Santo André.

 A SLZ tem programação gratuita em diversas universidades, escolas, instituições, empresas, entre outros espaço. Para conferir a programação em Santo André, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...