sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Parto: obstetra fala sobre o “campo cirúrgico transparente”

Redação

Pensando em humanizar ainda mais a cesárea, a  ginecologista e obstetra, Elis Nogueira, foi pioneira ao realizar no Brasil o parto com o chamado “campo cirúrgico transparente”, que nada mais é do que uma cortina transparente, que permite aos pais assistirem o parto juntos, participando do nascimento do filho, inclusive do exato momento em que ele deixa a barriga da mamãe.

A  ginecologista e obstetra, Elis Nogueira, foi pioneira ao realizar no Brasil o parto com o chamado “campo cirúrgico transparente” | Foto: divulgação

No começo, algumas maternidades estranharam a utilização do aparato, mas durou pouco. Os pais que antes, na maioria dos casos, se levantavam para ver o nascimento do filho, começaram a participar ao lado da mãe, dando todo apoio possível e, juntos, presenciando o milagre da vida: o nascimento de um filho. O campo cirúrgico transparente é esterilizado e, portanto, não há risco de infecção... Já a visão é a mais linda possível, sem ver os cortes e nada de muito sangue, para isso, toda a equipe é treinada com cuidado para proporcionar a melhor a gestante e ao pai.

Novidade no Brasil, Elis pesquisa há anos uma maneira de humanizar ainda mais o parto e, em 2017, ela descobriu que dois hospitais dos Estados Unidos, haviam realizado este parto. A partir de então pesquisou meios de realizar este parto aqui no País, de forma a fazer com que suas pacientes ficassem mais confiantes, tranquilas e que também participassem ainda mais da cesárea.

Desde então, vem fazem diversos testes e experiências com materiais esterilizados, que a possibilitaram desenvolver o “campo cirúrgico transparente”, que será lançado, em breve, por um grande hospital e maternidade de São Paulo. Mas, o mais interessante é o resultado obtido com a família. A cesárea se torna uma cirurgia mais tranquila e harmoniosa para os pais, pois eles participam e enxergam todo o procedimento, interagem com os médicos e equipe, podem ver o nascimento e conseguem ter mais contato com o bebê.

“Após 20 anos de profissão, o que me motivou a desenvolver o “campo cirúrgico transparente” foi trazer mais confiança e tranquilidade para a mamãe que escolhe a cesárea, ou que, por algum motivo, não pode realizar o parto natural. É um momento especial na vida da família, repleto de expectativa, insegurança, medo e ansiedade. Conseguir humanizar ainda mais esse momento para que a mamãe tenha um parto mais calmo traz inúmeros benefícios a ela e ao bebê. Além disso, o momento do nascimento é um momento especial e singular para cada casal; é um privilégio que ela possa ver e eternizar o nascer de um filho”, finaliza a ginecologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...