segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Whey protein: mitos sobre um dos suplementos mais consumidos no Brasil

Redação

O mercado de suplementos alimentares movimenta cerca de R$ 1,5 bilhão, por ano, sendo o Brasil um dos maiores mercados de suplementos do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e Austrália, de acordo com dados da pesquisa pela realizada pela Associação Brasileira das Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri). Segundo o empresário do mundo fitness e atleta Daniel Cohen, um dos suplementos mais consumidos é o whey protein, conhecido por ser produzido com base na proteína do soro do leite.
Segundo o empresário do mundo fitness e atleta Daniel Cohen, o whey protein “é suplemento de altíssimo valor biológico, sendo bem aproveitado pelos músculos e outros tecidos do corpo” | Foto: divulgação

“É suplemento de altíssimo valor biológico, sendo bem aproveitado pelos músculos e outros tecidos do corpo. Além de ser uma ótima opção de suplemento para quem procura manter ou aumentar a massa muscular”, afirma.

Assim como todo suplemento, o whey protein também é alvo de vários mitos e verdade. Com isso, Cohen comenta abaixo sobre o assunto.

Whey protein faz mal para os rins? 
Constantemente associado a problemas renais, o uso do suplemento a base de soro do leite pode sobrecarregar os rins quando usado em excesso, ou caso a pessoa já tenha predisposição ao problema. “O excesso de proteína é excretado pelo organismo, e quando ingerido em doses maiores ou várias vezes ao dia sem uma orientação, a pessoa pode facilmente ultrapassar a necessidade diária de proteínas e sobrecarregar os rins”, explica Cohen.

Mas vale lembrar que o consumo excessivo de qualquer proteína pode sobrecarregar os rins, ainda mais quando não há ingestão adequada de líquidos. “O whey protein em si, não faz mal aos rins quando usado de maneira correta”, ressalta Cohen.

Whey protein engorda? 
O uso do suplemento não causa ganho de gordura. Para as células, a principal fonte de energia são os carboidratos. É apenas na ausência destes, que as gorduras e proteínas podem ser utilizadas para manter as funções metabólicas. Ou seja, quem mantém um consumo equilibrado de calorias e se exercita diariamente não terá ganho de peso. “É o excesso de calorias na dieta, que pode levar ao sobrepeso e não apenas um produtos”, aponta o especialista.

Whey protein altera a produção de hormônios? 
Por ser um derivado do leite, não há hormônios no whey protein. Portanto, afirmar que o suplemento traz malefícios ao funcionamento da tireoide e de outras glândulas produtoras de hormônio é mito. E mesmo apresentando função anabólica – estímulo ao crescimento muscular – o produto não é caracterizado como uma droga anabolizante.

Whey protein causa osteoporose? 
“A crença de que não apenas o consumo de Whey, como dietas com alto teor de proteína poderiam causar perda de massa óssea não são comprovadas por estudos científicos”, afirma Cohen. Inclusive, uma pesquisa publicada no British Journal of Nutrition concluiu que ratos que receberam frações de whey protein apresentaram uma diminuição da reabsorção óssea, deixando os ossos mais densos e fortes.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...