segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Diversidade e inclusão são temas de atividades no Senac

Redação

De 21 a 26 de outubro, as unidades do Senac na Grande São Paulo recebem mais uma edição da "Semana Senac de Inclusão e Diversidade", uma iniciativa que estimula o debate e a troca de experiências com a sociedade sobre a importância do respeito às diferenças. Os temas centrais da discussão em 2019 são "Os Desafios da Mulher na Contemporaneidade e População Indígena: questões de cidadania".

Os temas centrais da discussão em 2019 são "Os Desafios da Mulher na Contemporaneidade e População Indígena: questões de cidadania" | Imagem: divulgação

Em São Bernardo do Campo (Avenida Senador Vergueiro, 400), no dia 24 de outubro, das 19h30 às 21h30, será realizada a roda de conversa “Empoderamento feminino nas aldeias”, na qual a Cacique Catarina, juntamente com a especialista em ervas medicinais da floresta Simone Tauká, falarão sobre o papel feminino nas aldeias e o autocuidado em relação às práticas de saúde. O objetivo deste encontro é dialogar sobre as conquistas e desafios das mulheres, mantendo os avanços e impedindo retrocessos, além de valorizar a cultura indígena presente no cotidiano brasileiro, tais como: a culinária, uso das ervas medicinais, o folclore, a relação com a natureza e outros.

Já em Santo André (Avenida Ramiro Colleoni, 110), a programação do evento reúne diversas atividades que acontecem até 26 de outubro. No dia 23 será apresentada a palestra sobre inclusão de pessoas LGBTQI+, das 9 às 11 horas. No mesmo dia, a partir das 14 horas, é a vez da mesa-redonda “Para quem quer ver além: lições de Dorina de Gouvêa Nowill”, na qual são apresentados relatos sobre a vida e motivações mulher dessa personagem icônica, que conviveu durante 74 anos com a cegueira e fez disso sua missão de vida.

Seguindo com a programação na unidade de Santo André, no dia 25, das 13h30 às 15h30, acontece a oficina “Mulheres: histórico social, trajetórias e batalhas”, que traz registros fotográficos utilizados para traçar um resumo do olhar das mulheres para a história da humanidade, fomentando uma discussão social sobre a terminologia sororidade.

Durante todos os dias do evento o Senac Santo André realiza também a exposição “Tecnologias Assistivas” (técnicas e processos que podem prover assistência e reabilitação, além de melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência) e os “Jogos Inclusivos/”, que acontecem nos intervalos das ações.

Em Osasco (Rua Dante Batiston, 248), a programação vai até 30 de outubro. Desde o último dia 11, das 8 às 21 horas, está em cartaz a exposição “Eu vejo cores em você”, da artista plástica Juliana Juaquina. No dia 22, das 9h30 às 11h30, será realizada a palestra “A Mulher transgênera na sociedade contemporânea”, seguida pela palestra Protagonismo da Mulher com Deficiência, das 14 às 16 horas. No dia 23, das 14 às 16 horas, é a vez da apresentação “Desafios e possibilidades da mulher no mundo do trabalho”. Encerrando as atividades da Semana Senac de Inclusão e Diversidade em Osasco, no dia 24, das 14 às 16 horas, será realizada a apresentação “Influência da cultura indígena no nosso dia-a-dia”.

Todas as atividades do evento são gratuitas e destinadas ao público em geral. Para conferir a programação completa e inscrever-se, acesse o portal Senac. O público poderá, também, acessar a página da unidade escolhida para prestigiar o evento.

Um comentário:

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...