quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Especialistas alertam sobre a importância da vacinação

Redação

A cobertura vacinal em crianças e adultos está em queda significativa no Brasil. De acordo com os dados do Ministério da Saúde, a taxa de imunização passou de 102,3% em 2011 para 90,5% em 2019. O número está abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 95%.

"Vacinas são seguras e de alta eficácia", garante a pediatra Wilma Hossaka | Foto: Tânia Rego/ABr

O calendário nacional de vacinação do Ministério da Saúde contempla não só as crianças, mas também adolescentes, adultos, idosos e gestantes. Ao todo, são disponibilizadas gratuitamente cerca de dezenove vacinas para doenças como meningite, pneumonia, coqueluche, gripe, sarampo e tétano. A imunização começa nos recém-nascidos, passa pela adolescência e se estende para a vida adulta.
Vacinação na infância

Na infância, é importante que crianças de até dez anos recebam o primeiro grupo de vacinas e as doses de reforço para evitar doenças, uma vez que estão com sistema imunológico em desenvolvimento. A pediatra Wilma Hossaka, da   Beneficência Portuguesa (BP) de São Paulo, explica que as vacinas são altamente seguras e que impedir a imunização pode ocasionar um enorme problema de saúde pública, como a volta de doenças já erradicadas e graves epidemias.

"Vacinas são seguras e de alta eficácia e mesmo crianças alérgicas podem tomá-las", garante a pediatra. Contudo, diz ela, há sempre uma necessidade de supervisão pediátrica, principalmente em casos de doenças crônicas e para orientar que os pais acompanhem o calendário vacinal e deixem as imunizações em dia.

Em todas as fases da vida
Muitas pessoas acreditam que a vacinação é exclusiva para as crianças, mas elas devem estar presentes também na vida adulta e na velhice. Uma das vacinas mais comuns entre os adultos é a da gripe. E há outras muito importantes como contra pneumonia, tétano, febre amarela e hepatite B.

Já a infectologista da BP, Eliane Tiemi Iokote, ressalta a importância da vacinação em todas as fases da vida e chama a atenção para o fato de que algumas delas, recebidas na infância, necessitam de reforço na idade adulta.

"A imunização é necessária nas crianças, porque nessa fase elas estão formando os anticorpos e em idosos também, pois as defesas do organismo diminuem nessa fase da vida", alerta Eliane.

Na rede pública, há vacinas que são voltadas aos adultos e idosos como febre amarela, hepatite B (3 doses), dT (tétano e difteria), tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola - até 49 anos de idade). Já a vacina antipneumocócica (pneumonia) é destinada gratuitamente a alguns grupos de pessoas como, por exemplo, os portadores de doenças crônicas, explica a infectologista da BP.

Vale lembrar que também há vacinas específicas para quem vai viajar para lugares onde há surtos de doenças. Por isso, é importante verificar se há incidência de alguma doença no local a ser visitado e consultar sempre um especialista em medicina do viajante.


Um comentário:

  1. Siempre daré las gracias a la ayuda del Jefe Dr. Wealthy en mi familia, fui el último nacido de mi familia, y se dijo que sufríamos de la hepatitis B, y fue muy gracioso ya que mis hermanos y hermanas mayores sufrían esta enfermedad , estaba cansado y decidí buscar ayuda para mi familia, así que me conecté en línea y vi muchos blogs hablando sobre el Dr. Chief Dr Wealthy cómo él ha ayudado a otras personas, y sorprendentemente sus hierbas eran tan poderosas, así que contacté él y pidió su ayuda y así fue como preparó 4 botellas para los 4 de nosotros, y cuando lo recibimos y comenzamos a usarlo en 2 semanas, estaba completamente curado y así fue como nos hicimos las pruebas y nos encontraron negativos , estoy muy feliz por su trabajo, Dr. Chief Dr Wealthy, ¿por qué no contactar con su correo electrónico: wealthylovespell@gmail.com o qué aplicación le: +2348105150446

    ResponderExcluir

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...