quinta-feira, 21 de março de 2019

Anticoncepcional pode afetar a disposição, comenta nutróloga

Da Redação

Quando os anticoncepcionais surgiram na década de 60, foi um grande avanço no campo da sexualidade feminina. Porém, atualmente, eles são associados também à ansiedade, falta de energia, desânimo e depressão, conforme comenta a médica nutróloga do Espaço Volpi, Paula Vasconcelos.

Anticoncepcionais são associados à depressão e falta de energia  | Foto: Freepik
Questões como varizes, inchaço corporal, celulites, vaginismo, ganho de peso, mal-estar e até mesmo a Tensão Pré-Menstrual (TPM), por exemplo, estão presentes nas bulas dos remédios, relembra a médica, mas muitas mulheres iniciam a vida sexual e começam a tomá-los por conta própria, sem a consulta com um médico especialista.

"A mulher está sempre em busca de uma vida mais saudável, em se cuidar, se manter bonita e com saúde, mas muitas vezes não sabe dos perigos que está colocando dentro do seu próprio corpo tomando esse tipo de medicamento (que pode ser comprimidos, injeção, anel vaginal, adesivo, etc)", afirma.

Os anticoncepcionais atrapalham ainda quem deseja ganhar massa muscular, além de dificultar o emagrecimento e reter líquidos. "Eles liberam uma grande quantidade de hormônios para impedir a ovulação e, consequentemente, a gravidez. Mas o problema é que é preciso ter um equilíbrio entre os hormônios femininos e masculinos, como a testosterona que é responsável pela libido e pela disposição", explica Paula.

Para não ter o rendimento comprometido no dia a dia, seja na academia, na vida profissional ou no sexo, a especialista afirma que é preciso conversar com o médico e alinhar as expectativas e objetivos, além de manter uma boa e equilibrada alimentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...