sexta-feira, 15 de março de 2019

O conforto e aconchego da sala de estar

Por Mariane Vanzei*

Olá, eu sou Mariane Vanzei, arquiteta, formada desde 2013 e atuante desde 2009 nesse fantástico mundo da Arquitetura. Amo o que faço e vou dividir com vocês um pouco de minhas experiências e histórias realizando os sonhos dos meus clientes!

Hoje vamos falar de um ambiente acolhedor onde reunimos a família e os amigos para assistir TV, um filme ou aquele jogão de futebol, a Sala de Estar!

Foto: Vilhora

Elementos como um sofá confortável, que pode ser fixo ou retrátil ou ainda retrátil e reclinável, de acordo com o seu gosto para conforto, uma TV, uma marcenaria bem desenhada para acomodar todos os eletrônicos e um tapete, são premissas para projetarmos esse ambiente. E podemos ter mais! Iluminação com fita de led para trazer o efeito de cinema, um revestimento 3D atrás da TV ou ainda um papel de parede bem bonito para complementar, se o ambiente tem uma janela, podemos optar entre cortinas e persianas para compor o decor.

O piso pode ser em porcelanato, madeira ou vinílico, de acordo com seu gosto e bolso, também ter um profissional acompanhando seu projeto e te orientando qual melhor material de acordo com suas necessidades, faz diferença para não se arrepender depois de tudo pronto!

Quais cores usar ou não usar? Eu aconselho NÃO colocar cores fortes atrás da TV, como um vermelho por exemplo, pois é uma cor que nos movimenta, e o momento de assistir TV é mais usado para relaxar, falo para meus clientes que indico algo tranquilo que você consegue olhar e não te incomoda para ficar atrás da TV, pois pensa você assistindo um filme e aquele papel de parede com muita informação te expulsando da sala! É um ambiente de maior permanência, portanto conforto e aconchego devem prevalecer.

Foto: Henrique Ribeiro
Para a iluminação sempre opto pelas luzes quentes de 2700K como já comentei várias vezes com vocês e algo difuso, um rebatedor ou um plafon com acrílico para que a iluminação fique indireta, principalmente acima da TV por conta do reflexo que dá na tela, isso é muito importante.

Os tecidos para o sofá, vai muito do gosto pessoal, temos o suede aquele que parece um veludo, ele é mais quente, pode te incomodar em dias de muito calor, você deve avaliar suas preferencias, gosto muito do linho, o couro eu considero que não traz tanto aconchego, se desejar algo em couro optamos por uma peça menor como uma poltrona ou um puff para complementar o ambiente.
Foto: Henrique Ribeiro 
O tapete, pode ser bem peludo e fofo como pode ser mais compactado, para os alérgicos não há motivo para ficar triste, temos tapetes 100% nylon que não provocam alergia, pode tapete SIM!!!

Dica extra: adoro embutir as caixas de som do home theater no teto de gesso, deve-se atentar a distribuição dos graves no fundo e é necessário ter um receiver ou no mínimo um amplificador para a conexão da TV com essas caixinhas de som, também recomendo os modelos quadrados, são mais modernos e depois é só curtir!!!  

Nada é regra, a regra na sua casa é o que você gosta e o que te traz felicidade no olhar. 


Foto: Divulgação
*Um pouco mais sobre a arquiteta Mariane:

Quem comanda toda a criatividade e execução da MAV Arquitetura é a Mariane Vanzei, Arquiteta e Urbanista, atuante desde 2009, pós-graduada em projeto executivo e MBA em gerenciamento de projetos com extensão em Inteligência Emocional pela Fundação Getúlio Vargas. Com criatividade aguçada, une ideias com funcionalidade e faz cada projeto com dedicação e personalidade no objetivo principal de atender o seu cliente em suas vontades, preferências e valor disponível de investimento.

Profissional em constante aperfeiçoamento, está sempre em feiras do segmento como Revestir, Abimad, Casa cor, Isaloni em Milão, cursos, workshop e palestras, trazendo movimentos e tendências nacionais e internacionais para seus clientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...