sexta-feira, 1 de março de 2019

Infarto: conheça os sintomas

Da Redação

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a principal causa de morte no mundo está relacionada a doenças cardiovasculares. Entre elas está o infarto, popularmente conhecido como ataque cardíaco, que acontece quando o acúmulo de placas de gordura nas artérias impede que o sangue chegue ao coração e, consequentemente, causa o enfraquecimento do músculo cardíaco. Mas identificar alguns sinais do infarto e buscar ajuda médica a tempo pode salvar vidas. 

Identificar alguns sinais do infarto e buscar ajuda médica rápida, pode salvar vidas | Foto: reprodução
Não é sempre que o infarto se manifesta apresentando dor súbita no peito, conforme explica o coordenador do Núcleo de Cardiologia da Beneficência Portuguesa de São Paulo, José Armando Mangione. "Em alguns casos, os sintomas são mais leves. Por isso, é muito importante as pessoas estarem atentas aos sinais do corpo e buscarem ajuda médica quando perceberem que há alguma anormalidade", alerta.

O cardiologista aponta alguns sinais que, se combinados, podem indicar infarto:

Falta de ar.
Dor na região do peito. 
Suor frio.
Tontura.
Náusea e vômito. 
Fraqueza.
Falta de ar.

Mangione ressalta que é muito importante levar a pessoa com esses sintomas o quanto antes ao pronto-socorro, com infraestrutura integrada para receber toda a assistência necessária para evitar ou minimizar os danos causados ao coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...