terça-feira, 26 de março de 2019

Especialista alerta mulheres sobre a importância dos exames preventivos

Da Redação 

Durante o mês de março, a Santa Casa de Mauá realiza várias ações, entre elas, a entrega do passaporte da prevenção para suas colaboradoras, no qual constam os principais exames que as mulheres devem fazer. Segundo o oncologista Fernando Justo, os exames preventivos colaboram para a detecção inicial de várias doenças ginecológicas, como endometriose, infecções, câncer de mama, útero e cistos ovarianos.

Exames preventivos colaboram para a detecção inicial de várias doenças ginecológicas | Foto: Freepik
A primeira consulta ao ginecologista deve ser realizada quando ocorrer a primeira menstruação, a fim de que a jovem esclareça suas dúvidas e receba orientações. Já o check-up ginecológico precisa ser realizado anualmente, assim que iniciar a vida sexual ou por volta dos 25 anos, caso, ainda não tenha ocorrido. "É importante lembrar que os exames não excluem uma consulta bem-feita e exame físico detalhado", ressalta o oncologista.

Para as pacientes com menos de 35 anos é recomendada, nas consultas de rotina, a realização de ultrassonografia de mama e pélvica para avaliar útero e ovários, exame preventivo de Papanicolau e screening laboratorial sanguíneo - hemograma e hormônios tireoidianos. Caso exista alguma queixa, também são importantes os marcadores tumorais e de doenças infectocontagiosas.

As mulheres de 35 anos ou mais que apresentam fatores de risco para câncer de mama, associa-se também a mamografia, uma vez por ano, para avaliação complementar. Dos 50 aos 69 anos, a mamografia deve ser realizada a cada um ou dois anos, dependendo de cada caso. A partir dos 60 anos a pesquisa de sangue oculto nas fezes faz parte dos exames preventivos pelo aumento da incidência de câncer do colo retal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...