Durante o mês de março, a Santa Casa de Mauá realiza várias ações, entre elas, a entrega do passaporte da prevenção para suas colaboradoras, no qual constam os principais exames que as mulheres devem fazer. Segundo o oncologista Fernando Justo, os exames preventivos colaboram para a detecção inicial de várias doenças ginecológicas, como endometriose, infecções, câncer de mama, útero e cistos ovarianos.
Exames preventivos colaboram para a detecção inicial de várias doenças ginecológicas | Foto: Freepik |
Para as pacientes com menos de 35 anos é recomendada, nas consultas de rotina, a realização de ultrassonografia de mama e pélvica para avaliar útero e ovários, exame preventivo de Papanicolau e screening laboratorial sanguíneo - hemograma e hormônios tireoidianos. Caso exista alguma queixa, também são importantes os marcadores tumorais e de doenças infectocontagiosas.
As mulheres de 35 anos ou mais que apresentam fatores de risco para câncer de mama, associa-se também a mamografia, uma vez por ano, para avaliação complementar. Dos 50 aos 69 anos, a mamografia deve ser realizada a cada um ou dois anos, dependendo de cada caso. A partir dos 60 anos a pesquisa de sangue oculto nas fezes faz parte dos exames preventivos pelo aumento da incidência de câncer do colo retal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário