segunda-feira, 25 de março de 2019

Gripe: conheça os grupos prioritários para vacinação

Da Redação

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe deste ano está prevista para começar em abril. A coordenadora substituta do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Ana Goretti, comenta sobre a imunização e explica que os grupos prioritários são formados por pessoas que têm mais chances de contrair uma gripe severa, que pode causar a morte.

Vacinação está prevista para começar em abril | Foto: Tãnia Rego/ABr
“Esses grupos prioritários para vacinação de 2019 serão as gestantes - um grupo prioritaríssimo para essa vacinação - as puérperas, ou seja, aquelas mulheres que tiveram parto até a 45 dias”.

Ana destaca as demais pessoas deste grupo. “Todos os trabalhadores de saúde; os professores das escolas públicas e privadas; toda a nossa população indígena e os grupos portadores de doenças crônicas. Além disso, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade que estão, no momento, cumprindo alguma medida socioeducativa; a população privada de liberdade e os funcionários desse sistema prisional, tudo isso com o objetivo de reduzir as complicações da gripe e internação e os óbitos também”. Também entram no grupo prioritário, as crianças a partir de um ano até seis anos incompletos. 

No outono aumenta os casos de transmissão da gripe, por ser um clima mais propício. Essa transmissão ocorre por meio do contato com secreções das vias respiratórias, de uma pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar.

Para se proteger, além da vacina, o ideal é lavar as mãos constantemente com água e sabão, ou utilizar álcool em gel para fazer a higienização, quando não for possível lavá-las. Além disso, evitar ficar muito tempo em lugares fechados com muitas pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...