sexta-feira, 15 de março de 2019

São Paulo sedia exposição de artesanato português contemporâneo

Da Redação

A 2ª edição da exposição "Portugal Manual: o artesanato em transformação" fica em cartaz entre de 23 a27 de março, no Consulado Geral de Portugal (Rua Canadá, 324, Jardim América), em São Paulo, com entrada gratuita.  Durante cinco dias, os visitantes poderão conhecer o trabalho de mais de 25 marcas, todas inspiradas nas raízes, viagens e no modo de ser português. A exposição conta com peças únicas produzidas a partir de materiais diversos como a madeira, cortiça, cerâmica, cobre, prata, lã portuguesa e o couro, entre outros.

A exposição conta com peças únicas produzidas a partir de materiais diversos | Foto: reprodução
Segundo a idealizadora e curadora da exposição, Filipa Belo, A exposição aposta na promoção da tradição e do artesanato português através de marcas que introduziram o design nas suas produções artesanais e reconhece a arte dos novos artesãos.  "O artesanato está a mudar por todo o país. Da tecelagem à moda, da escultura em madeira e em pedra à cerâmica, do mobiliário à joalharia – estas e muitas mais atividades estão a reinventar-se com critério, identidade, personalidade e paixão. A missão da Portugal Manual é dar a conhecer este movimento ao mundo", explica.

A curadoria das marcas aposta nos artistas que voltaram às raízes e ousaram apostar numa produção artesanal de qualidade, recuperando materiais tradicionais para criarem peças contemporâneas e desenvolvendo uma produção em pequena escala, mas com recurso a tecnologias contemporâneas, numa perspectiva empreendedora que promove um consumo sustentável.

No dia da abertura, além de um coquetel com a presença da curadora Filipa Belo, às 15h, o Consulado Geral exibe aos presentes uma sessão de cinema com o filme "Siza Vieira – o arquitecto e a cidade velha", da Catarina Alves Costa, às 16h. A entrada é gratuita, porém mediante inscrição pelo e-mail gabinetecg.saopaulo@mne.pt. Para os demais dias, não é necessária inscrição.

Mostra no Morumbi Shopping
Após a passagem pelo Consulado, as peças também ficarão em exibição na Casa Manual, localizada no piso térreo do Morumbi Shopping, na exposição "Terra à vista - Brasil volta os olhos para a cultura portuguesa feita à mão", entre os dias 28 de março e 7 de abril. No dia 28, às 19h, acontece a abertura oficial da exposição, seguido por um show da cantora portuguesa Joana Reais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...