terça-feira, 12 de março de 2019

Dificuldade de ir ao banheiro fora de casa tem explicação

Da Redação

De acordo com a proctologista do Hospital Edmundo Vasconcelos, Maristela Gomes de Almeida, há explicação para as pessoas que têm dificuldades para irem ao banheiro, quando estão fora de casa. O motivo está relacionado as questões fisiológicas e psicológicas.

Causas fisiológicas e psicológicas estão ligadas à dificuldade de ir ao banheiro fora de casa | Foto: reprodução  
A mudança de ambiente é um dos motivos de fundo psicológico, pois interfere diretamente no ritual que a maioria das pessoas tem na hora de evacuar. Segundo a médica, essa alteração é capaz de bloquear ou retardar a ida ao banheiro.

Somado a esse fator, há também o processo fisiológico que intensifica essa barreira. "Quando se está fora de casa, dificilmente a dieta alimentar é seguida, ocasionando uma transformação na rotina como por exemplo, ingestão de alimentos com menos fibras, mudança de horário das refeições. Tudo isso ajuda a aumentar esse bloqueio", explica Maristela.

Adiar essa ação natural do organismo acarreta em consequências que vão desde o desconforto até fissuras na região do ânus. A especialista esclarece que, conforme a pessoa segura as fezes, é comum surgirem problemas como formação de gases e constipação de fato.

Entretanto, a gravidade dessas complicações pode aumentar quando o bloqueio se estende por períodos longos. Com as fezes ressecadas, por conta do acúmulo por muitos dias no reto, há um aumento no esforço para eliminá-las e, em casos extremos, pode haver necessidade de uma lavagem intestinal, relata a médica.

A proctologista alerta ainda que, quando a evacuação não acontece por dias seguidos, existe o risco de ocasionar fissuras, ou seja, a laceração da pele do ânus pelo esforço, ou ainda hemorroidas inflamadas, chamadas de trombose hemorroidária - quando uma veia que nunca apresentou sintomas inflama, fica dolorida e para fora, podendo até sangrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...