quarta-feira, 20 de março de 2019

Medicar um animal sem consultar um veterinário pode ser perigoso

Da Redação

Muitos remédios podem ser nocivos aos animais. Por isso, a veterinária Livia Romeiro, do Vet Quality Centro Veterinário 24h, alerta sobre a medicação, sem orientação profissional, pois do ponto de vista farmacológico, não há diferença entre os medicamentos para humanos ou para animais, mas as doses devem ser ajustadas de acordo com o peso do animal.

Para não agravar o problema de saúde do animal, opte sempre por um veterinário | Foto: Freepik
No entanto, quando os remédios são fabricados para pets, há menos risco de errar na dosagem. Além disso, os comprimidos são compatíveis com o tamanho dos bichos, o que facilita a ingestão, explica Livia.

No caso dos cachorros, eles não entendem que devem engolir. Nesse caso, alguns medicamentos palatáveis facilitam a administração. Pode acontecer ainda do pet necessitar de um remédio que não tenha formulação veterinária. Se isso acontecer, os veterinários recorrem aos remédios para humanos e readaptam a dosagem.

Remédios humanos que podem ser prejudiciais em cães
Dosagem inadequada e erro no diagnóstico são exemplos de situações que podem gerar consequências graves. Quando o pet não está bem, muitas pessoas associam os sintomas do animal aos dos humanos e, assim, ocorrem medicações, sem avaliação veterinária.

Mesmo existindo drogas para humanos que animais podem usar, algumas fazem parte da lista de alerta e são prejudiciais como, por exemplo, piroxicam, diclofenaco, ibuprofeno, sepurin, pyridium, paracetamol e aspirina.  Além disso, anestésicos e enxaguantes para boca e garganta, antidepressivos, descongestionantes nasais e antigripais não devem ser dados aos cães.

E se o pet ingerir algum medicamento, sem querer?
Ao ingerir algum medicamento, o animal pode desencadear reações como apatia, diarreia, vômito, falta de apetite, convulsões, prostração intensa, dor abdominal ou dificuldade para respirar.

Não importa se é medicamento para bicho ou humano, eles são tóxicos se inseridos na dosagem errada e, principalmente, se o cão não estiver em tratamento. Exemplos disso são os vermífugos, pois alguns possuem cheiro e gosto atrativos justamente para que o pet tome. No entanto, a superdosagem pode causar alto nível de intoxicação.

Em casos de ingestão inadequada, não deve-se dar leite, receitas caseiras ou mais remédios, principalmente para vômito ou diarreia. É preciso levar o animal imediatamente ao veterinário e ele saberá como contornar a situação.

Receitas de remédios caseiros podem causar grande perigo. As substâncias utilizadas podem gerar efeitos colaterais negativos para os cachorros. Além da intoxicação, a possibilidade de a receita caseira não ter resultado satisfatório algum sobre a enfermidade é grande e ainda pode causar problemas secundários.

Para evitar acidentes, mantenha os remédios em locais onde o animal não possa ter acesso. Lugares altos, armários fechados e gavetas são exemplos de onde é possível guardar os remédios com segurança.

Como fazer o animal tomar o remédio?
No entanto, é preciso atenção. Alimentos, como a salsicha e outros embutidos são tóxicos. É preciso ter soluções seguras para fazer com que o cachorro tome o remédio. Você pode utilizar a seguinte técnica: coloque o cachorro entre suas pernas, tomando cuidado para não apertar seu pescoço, e levante o focinho. Abra a boca dele com cuidado e tente colocar o comprimido mais próximo da garganta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...